Programa de Eficiência Energética da CPFL é implantado no Palácio Votura

ImagensCom o objetivo de utilizar de forma racional a energia elétrica e o combater o desperdício, foi implantado no Palácio Votura – sede da Câmara Municipal de Indaiatuba – o Programa de Eficiência Energética da Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL). Com as ações de melhoria da qualidade dos sistemas de iluminação, é possível atingir reduções de até 35% nos gastos com energia elétrica.

A troca de lâmpadas, reatores e luminárias foi executada no mês de janeiro de 2011 e teve um investimento de R$ 44.300. “Este projeto, com custo total da CPFL, destina-se a investimentos em Prédios Públicos e está dentro do Programa de Eficiência Energética da CPFL. Em Indaiatuba já fizemos no passado investimentos em outros prédios da Prefeitura Municipal”, explica Rogério Klinke Moura, Gerente de Poder Público da CPFL Piratininga.

Foram substituídas 202 lâmpadas de 20W por lâmpadas de 16W assim como 101 reatores. Também foram trocadas 676 lâmpadas de 40W por lâmpadas de 32W e mais 358 reatores. Além disso, a CPFL substituiu 459 luminárias por outras mais modernas e mais eficientes. A Energia Evitada desta obra é de cerca de 14,89 MWh/ano e uma Redução de Demanda na Ponta de 3,98KV.

Foto: Giuliano Miranda-ACS/CMI
Texto: Heloisa Pinhatelli da Silva-ACS/CMI