Vereadores tomam posse e Hélio Ribeiro é eleito presidente da Câmara

Edvaldo Bertipaglia é o novo vice-presidente da Casa que terá Luiz Carlos Chiaparine como 1º secretário e Silene Silvana Carvalini, como 2ª secretária
16027.jpg

Vereadores de Indaiatuba assumiram domingo, dia 1º, seus cargos eletivos. A Sessão Solene de Posse ocorreu no Plenário da Casa, às 10h. Os doze vereadores, eleitos por voto direto e que agora passam a representar a população são: Adalto Missias de Oliveira (PP), Alexandre Carlos Peres (SD), Arthur Machado Spíndola (PV), Célio Massao Kanesaki (DEM), Edivaldo Bertipaglia (PSB), Hélio Alves Ribeiro (PSB), João de Souza Neto (Januba da Banca/DEM), Jorge Luis Lepinsk (Pepo/PMDB), Luiz Alberto Pereira (Cebolinha/PMDB), Luiz Carlos Chiaparine (PMDB), Ricardo Longatti França (PRP) e Silene Silvana Carvalini (PP).

Após a Sessão Solene, que deu posse ao prefeito Nilson Gaspar e ao vice-prefeito Túlio José Tomass do Couto, os vereadores realizaram a 1ª Sessão Extraordinária do ano, para a escolha da nova Mesa Diretora da Câmara no biênio 2017-2018.

Hélio Ribeiro foi eleito presidente do Legislativo. Ele substitui o vereador Luiz Alberto Pereira, o Cebolinha. A nova mesa diretora da Casa, que também foi escolhida durante essa Sessão, é composta, além do presidente Hélio Ribeiro, pelo vice-presidente Edivaldo Bertipaglia, pelo 1º secretário, Luiz Carlos Chiaparine e pela 2ª secretária, Silene Silvana Carvalini.

Para Hélio Ribeiro, eleito pelo 3º mandato com 5.756 votos, assumir a presidência da Casa é um grande desafio. “O diálogo será o nosso mais importante item de trabalho, única forma de Legislar, não em favor desse ou daquele, mas a favor de Indaiatuba”, disse.

O discurso conciliador também foi adotado durante a Sessão Solene de Posse, em que todos os vereadores discursaram. “Nosso objetivo é trabalhar por Indaiatuba, uma vez que a partir de agora representamos, não só quem nos elegeu com seu voto direto, mas todo o Município”, afirmou Hélio.

Entre as novidades da nova Câmara de Indaiatuba, estão a vereadora Silene Cavalini, única mulher a assumir uma cadeira no Legislativo -- formada há quase 20 anos exclusivamente por homens -- e os novos Alexandre Peres, Arthur Spíndola, Edivaldo Bertipaglia, João Neto (Januba), Jorge Lepinsk (Pepo) e Ricardo França.

2ª Extraordinária

Após a eleição da Mesa Diretora, os vereadores foram convocados para a 2ª Sessão Extraordinária do ano. Dois projetos de autoria do Executivo foram debatidos e votados pelos vereadores. O primeiro projeto suspende a aprovação de loteamentos no Município por um ano, prazo que pode ser renovado por igual período. O projeto foi aprovado com votos contrários dos vereadores Alexandre Peres, Arthur Spindola e Ricardo França.

O segundo projeto dispõe sobre a reorganização administrativa e funcional da Prefeitura, criando a Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação e extinguindo três estruturas da Secretaria de Administração (Secretaria Geral do Município, Secretaria de Desenvolvimento e Secretaria de Comunicação Social). O projeto foi aprovado por unanimidade.

Atividades

A Câmara voltou hoje (2) às suas atividades administrativas. A Casa, que possui além da área administrativa, três andares destinados aos vereadores e suas esquipes, começou na manhã dessa segunda-feira a definir salas e instalar vereadores e assessores. Todos já estão à serviço do Município.

Confira todas as fotos da Sessão de Posse na FanPage da Câmara Municipalhttps://www.facebook.com/pg/camaraindaiatuba

Foto: Rose Parra - ACS/CMI
Texto: Simone Santos - ACS/CMI