Dr. Túlio concede título de Cidadão Indaiatubano à Antônio Cláudio Pansonato

ImagensO Sr. Antônio Cláudio Pansonato, mais conhecido como Bacurau, receberá no próximo dia 8 de dezembro, o Título Honorífico de Cidadão Indaiatubano, concedido pelo vereador Túlio José Tomass do Couto (PPS). Os títulos de Cidadão Indaiatuba são concedidos às personalidades nacionais, naturais de outros municípios ou Estados, que deram provas inequívocas de identidade e afetividade com o Município de Indaiatuba.

A Sessão Solene para entrega de títulos será realizada no Plenário Joab José Puccinelli às 19h.

Histórico
Antônio Cláudio Pansonato, ou Sr. Bacurau , como é conhecido, nasceu em 17 de Maio de 1950 na cidade de Elias Fausto, entretanto mora em Indaiatuba há 51 anos. Ele é filho do Sr. Antenor Pansonato e Anésia Geati Pansonato. Casado há 37 anos com a Sra. Luci Aparecida Tomaseto Pansonato.

O seu maior orgulho é a família. O Sr. Bacurau tem 4 filhos: Janaina Tomaseto Pansonato; Priscila Tomaseto Pansonato; Samira Tomaseto Pansonato; Antonio Cláudio Tomaseto Pansonato e um neto de que é sua paixão: João Artur Batista Filho.

Uma das criações mais importantes em sua vida ocorreu com a criação da Guarda Municipal. A primeira Guarda Municipal no Brasil, e se tornou modelo em todos os estados brasileiros. Como tinha família na Polícia Civil, acabou se espelhando nela para a criação da Guarda Municipal. Foi um dos fundadores do MDB, em 1981, juntamente com o Tonin e o Sr. Flávio Francisco Pigatto, presidente do partido.

Atualmente sua ocupação vem da agricultura e da piscicultura . Produz legumes e frutas para venda no CEASA e produz peixes para venda direta ao consumidor.

Ajudou a criar a Associação Amigos de Bairro XVI de Janeiro, assim como participou da criação do Clube Ferroviário e é presidente do conselho há 30 anos.

Ajudou também a criar o Corpo de Bombeiros, tanto à criação da Guarda Municipal com a do Corpo de Bombeiros, aconteceu no governo Tonin.

Foi tesoureiro da Funssol, onde participou de várias campanhas beneficentes, dentre elas: Campanhas do Agasalho, Cesta Natalina, Alimentos, etc.

Uma das atividades desportivas em que se destacou, foi no futebol, que jogou por 6 anos no Esporte XV de Novembro, mas desistiu porque na época era algo que não tinha futuro. Em 1985, recebeu da Guarda Municipal uma bela de homenagem.

Foto: Giuliano Miranda-ACS/CMI
Texto: Heloisa Pinhatelli da Silva Santaliestra-ACS/CMI