Dr. Túlio homenageia Antônio Reginaldo Geiss com título honorífico

ImagensO vereador Dr. Túlio José Tomass do Couto (PPS) é o autor do Decreto Legislativo que concede Título de Cidadão Benemérito ‘Dr. Caio da Costa Sampaio’ ao Sr. Antônio Reginaldo Geiss. A entrega do título acontece em Sessão Solene realizada pela Câmara Municipal de Indaiatuba no dia 8 de dezembro, às 19h, no Plenário Joab José Puccinelli.

O título de cidadão benemérito é concedido às personalidades naturais de Indaiatuba que se destacam no desenvolvimento econômico, científico, artístico, cultural ou desportivo; que contribuíram para a fundação ou manutenção de instituições julgadas de utilidade pública e que prestam serviços gratuitos à população; e tenham contribuído para o progresso e desenvolvimento do município no setor das ciências, educação, artes, esporte, administração, indústria e comércio.

Histórico
Antônio Reginaldo Geiss, ou Sr. Geiss, como é conhecido, nasceu em 23 de novembro de 1929 e é filho de Gustavo Geiss e Maria José Tancler Geiss.

Trabalhou como caixeiro do seu tio no "Armazém do Chico" durante os anos de 1938 a 1946. O armazém foi vendido para Egisto Guiraldo, com quem continuou trabalhando até abril de 1948. Em 19 de maio de 1948 ingressou no Banco Mercantil de São Paulo, no cargo de escriturário, passando a chefe seção. Subchefe de serviços, chefe de serviços (contador), cargo no qual foi transferido para a agência de Limeira em agosto de 1953, onde permaneceu até maio de 1955. Em junho deste mesmo ano foi transferido para a Matriz do Banco na função de Inspetor, cargo que ocupou até junho de 1960. Voltou à agência de Indaiatuba como gerente, e foi promovido a gerente regional, cargo que ocupou até abril de 1972 quando retornou à Matriz do Banco, em São Paulo, para exercer o cargo de gerente de produção, aposentando-se em 31 de julho de 1974, após cumprir mais de 37 anos de trabalho ininterrupto.

Foi diretor administrativo da IVESA ( Indaiatuba Veículos S. A) de 1974 a 1982, empresa que havia fundado em 1965 na companhia de alguns amigos.

Também exerceu a função de diretor financeiro, de 1982 a 1985, na empresa familiar, Indústria Metalúrgica Puriar S/A.

É Diretor Administrativo da Rádio Jornal de Indaiatuba Ltda. desde 1985, empresa fundada em 1978 pelos mesmos sócios da IVESA, cargo que ocupa até a presente data.

Participação em agremiações, associações, etc.
- Foi tesoureiro da LBA (Legião Brasileira de Assistência) sob a presidência de Ana Luiza Valente (anos 50)
- E sócio fundador do Indaiatuba Clube ao qual presta colaboração desde 1962, ocupando vários cargos na Diretoria, inclusive o de Presidente, para o qual foi eleito cinco vezes em dois períodos que perfizeram 10 anos. Atualmente é conselheiro vitalício e sócio benemérito. Respondeu por várias campanhas financeiras que possibilitaram a realização de importantes obras no Clube, destacando-se a transferência da sede do primeiro endereço (Praça da Matriz) para a Praça Prudente de Morais; a construção do Clube de Campo inaugurado em 1967 e sua ampliação nos anos 70. Como Presidente deu inicio em 1987 as obras da construção da nova sede social.
- Foi membro da Comissão Municipal do Mobral de Indaiatuba, no cargo de Diretor Financeiro. - Juntamente com Antonio da Cunha Penna e Nilson Carvalho trabalharam pela criação e instalação da Fundação Pró-Memória de Indaiatuba da qual é o seu primeiro presidente, empossado em 1 ° de fevereiro de 1994, ocupando o cargo até hoje.
- Membro do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) desde a sua implantação em 1999 até 2006. - Foi fundador da FEAI - Federação das Entidades Assistenciais de Indaiatuba, onde ocupou a 2ª vice-presidência por um mandato.
- É sócio-fundador da ASBRAP - Associação Brasileira dos Pesquisadores de História, com sede em São Paulo.
- É diretor da AESP - Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo.

Vida Rotária
- Ingressou no Rotary Club de Indaiatuba em 02/09/1960. Ocupou todos os cargos do Conselho Diretor. Presidiu todas as Avenidas de Serviços, em especial à de Serviços Internos, pela qual tem preferência.
- Presidente do clube no ano rotário de 1963-64. Presidiu várias comissões especiais com destaque para a da "Operação Comarca", campanha que inspirou e presidiu durante dois anos até a aprovação pela Assembléia Legislativa, em 31 de dezembro de 1963, que se constitui na maior mobilização de opinião pública da cidade, até hoje.
- Membro da Comissão das Festividades de Instalação da Comarca em dezembro de 1965. Presidiu a Comissão Especial que oficializou o Hino Indaiatubano em 9 de dezembro de 1974, essa mesma Comissão, deu início às comemorações do aniversário de Indaiatuba, interrompidas em 1930.
- Durante três anos (1974-76), a Comissão Especial foi responsável pelas comemorações do aniversário da cidade até a sua oficialização em 1977. Foi nomeado Representante Especial do Governador para a fundação dos Rotary Clubs de Indaiatuba-Votura e Rotary Club de Itupeva, recebendo destes o título de sócio honorário. Recebeu de R.I. reconhecimento por "Trabalhos nas Quatro Avenidas de Serviços", no ano rotário de 1998/99 por indicação do clube.
- Há cerca de vinte e nove anos é Oficial do Intercâmbio Internacional dê Jovens, do Rotary Club de Indaiatuba. Possui mais de uma vintena de " netas", espalhadas por vários países, com a maioria das quais mantém troca de correspondência regularmente. Mantém até hoje 99, 9% de frequência no clube.
- Apadrinhou 17 companheiros, 7 deles ocuparam a presidência e 3 ainda estão no clube. Durante vários anos manteve o primeiro lugar em número de visitas.
- Juntamente com sua esposa é Companheiro Paul Harris e Benfeitor de Fundação Rotária. Possui 4 safiras e há vários anos participa de alguma comissão do Distrito 4310, especialmente na Comissão de Serviços Internacionais; com ênfase na subcomissão de intercambio de jovens.

Foto: Giuliano Miranda-ACS/CMI
Texto: Heloisa Pinhatelli da Silva Santaliestra-ACS/CMI