Parlamento Metropolitano discute minuta de Regimento Interno

ImagensO vice-presidente da Câmara de Indaiatuba e tesoureiro do Parlamento da Região Metropolitana de Campinas, Hélio Ribeiro, participou na manhã desta quinta-feira, dia 1º de março, na Câmara de Hortolândia, da reunião de posse dos membros indicados pelas Câmaras e apresentação da minuta de Regimento Interno do Parlamento.

O encontro definiu também que o presidente da Câmara de Hortolândia, José Nazareno Gomes, o ‘Zezé’, como presidente interino do Parlamento Metropolitano, ficando responsável pelo Parlamento até a próxima reunião, dia 14 de março em Nova Odessa, onde será votado o Regimento Interno e eleita a nova Mesa Diretora.

As Câmaras da RMC votaram e aprovaram um decreto para indicar 1/5 de seus vereadores para comporem o Parlamento, e em Indaiatuba foram nomeados através de um Ato, o presidente da Câmara, Dr. Luiz Carlos Chiaparine, e os vereadores Fábio Conte e Hélio Ribeiro. Além de Indaiatuba, o Parlamento Metropolitano contou com a adesão de outras 15 Câmaras até agora: Americana, Artur Nogueira, Campinas, Cosmópolis, Holambra, Hortolândia, Jaguariúna, Monte Mor, Nova Odessa, Paulínia, Santa Bárbara D´Oeste, Santo Antonio de Posse, Sumaré, Valinhos e Vinhedo.

O vereador Hélio Ribeiro destacou o desempenho favorável para a RMC que o Parlamento já demonstrou, como foi o caso da Lei comum apresentada pelos municípios para coibir o furto de cabos telefônicos, ou sobre o sistema que a CPFL havia adotado para cobrança das contas de energia elétrica. “Eu participo do Parlamento desde 2009, e quando vim na primeira reunião representando o presidente, sugeri que houvesse a participação de outros vereadores, sugestão esta acatada e hoje temos essa minuta para que haja a participação de 1/5 dos vereadores de cada Câmara. Isso nos fortalece, porque debatemos e discutimos questões que são pertinentes, cada município tem sua particularidade, mas com certeza temos problemas em comum nas nossas cidades aqui da região”, ressalta.

O Parlamento Metropolitano é uma associação que envolve as Câmaras Municipais da RMC. Foi criado em 6 de abril de 2005, com o objetivo de promover a integração administrativa, econômica e social dos municípios. Tem a finalidade de gerar a cooperação intermunicipal e intergovernamental, visando a integração de planejamento em níveis municipal, micro-regional e regional, como processo contínuo e permanente para promover o desenvolvimento da região.

Foto: Giuliano Miranda-ACS/CMI
Texto: Heloisa Pinhatelli da Silva Santaliestra-ACS/CMI