Nova diretoria do Parlamento Metropolitano realiza primeira reunião

ImagensA diretoria do Parlamento da Região Metropolitana de Campinas (RMC) esteve reunida em Vinhedo na quinta-feira, dia 1º de julho, pela primeira vez após a escolha de seus novos membros. Participaram do encontro o presidente da Câmara de Monte Mor, Rogério Maluf, que também é presidente do Parlamento; o vice-presidente da Câmara de Indaiatuba, Hélio Ribeiro, que exerce no Parlamento a função de tesoureiro; o presidente da Câmara de Vinhedo, Geraldo Rodrigues Frós, o ‘Cidinho’; o vice-presidente da Câmara de Americana, Marco Antonio Alves Jorge, o ‘Kim’; e o presidente da Câmara de Santo Antonio de Posse, José Ricardo Cortez.

Os participantes da reunião manifestaram a preocupação da violência crescente em toda a RMC, e por este motivo vão buscar promover um encontro com o Secretário Estadual de Segurança Pública, para obter melhorias na área da segurança. Ainda nesta área, concordaram em elaborar um manifesto contra o fechamento de Delegacias e Distritos Policiais em algumas cidades da RMC.

O aumento das tarifas de pedágio, que aconteceu em todo o Estado de São Paulo no dia 1º de julho, também foi debatido pelos membros do Parlamento, que decidiram fazer um manifesto contra os valores aplicados.

Outra proposta é trazer cursos do Ministério das Cidades para os vereadores sobre como obter recursos e utilizar melhor a estrutura do governo.

O Parlamento Metropolitano é uma associação de presidentes ou seus representantes, e envolve as 19 Câmaras Municipais da RMC. Foi criado em 6 de abril de 2005, com o objetivo de promover a integração administrativa, econômica e social dos municípios. Tem a finalidade de gerar a cooperação intermunicipal e intergovernamental, visando à integração de planejamento em níveis municipal, micro-regional e regional, como processo contínuo e permanente para promover o desenvolvimento da região.

O estatuto do Parlamento busca também a sua institucionalização, não mais como órgão de Presidentes de Câmaras Municipais, mas como representação legítima das Câmaras Municipais, com a participação dos presidentes e de 1/5 da representação de vereadores das Câmaras, o que totalizará um Parlamento com 63 membros efetivos, sendo 19 presidentes e 44 vereadores, que serão indicados por cada Câmara integrante do Parlamento.

Fazem parte da Região Metropolitana de Campinas as cidades de: Americana, Artur Nogueira, Campinas, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Monte Mor, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, santa Bárbara D’Oeste, Santo Antonio de Posse, Sumaré, Valinhos e Vinhedo.

Foto: Giuliano Miranda-ACS/CMI
Texto: Heloisa Pinhatelli da Silva-ACS/CMI