Jd Morada do Sol completa 37 anos

Eventos que irão comemorar o aniversário do bairro têm participações da Max Planck e Aciai; Câmara faz homenagem aos mais antigos moradores do bairro no dia 21
16035.jpg

O Jd. Morada do Sol completa no próximo dia 19, 37 anos. Para comemorar, o presidente da Câmara e vereador Hélio Ribeiro, divulga uma série de atividades gratuitas, que marcam a festa de aniversário do bairro mais populoso de Indaiatuba. As atividades – que têm participação da Faculdade Max Planck e Aciai -- começam dia 4 e prosseguem até o dia 28, com atividades esportivas, culturais e sociais, programadas para acontecer em vários pontos do bairro, fundado em 19 de março de 1980, por meio do decreto municipal 2.081.

Além das atividades, o vereador Hélio Ribeiro também faz um resgate da história oral dos moradores. Esse ano, ele entrevista cerca de 10 pessoas, que contam em que condições deixaram sua terra natal para morar numa cidade que a maioria desconhecia, num bairro que não tinha água, asfalto, energia elétrica, escola, posto de saúde ou creche.

“O Jd Morada do Sol é mesmo uma história a parte dentro do nosso Município; uma história de superação, contada por todos aqueles que chegaram por aqui nas décadas de 80 e também por todos que já estavam, como comerciantes, líderes comunitários, religiosos e governantes, como Clain Ferrari, Flávio Tonin e Reinaldo Nogueira. A ideia é mostrar como essas pessoas foram recepcionadas, em que condições e como transformaram suas próprias histórias e, principalmente, a história de Indaiatuba”, relata Hélio.

Com a ajuda da historiadora Eliana Belo e da Fundação Pró-Memória, Hélio Ribeiro entrevista pessoalmente os moradores. Acompanhado nesse projeto por Victor Hugo Bonequini, essas entrevistas são captadas em vídeo e enviadas à Fundação na íntegra, fazendo parte do acervo da instituição.

Editadas, elas também podem ser conferidas numa página do Facebook, criada especialmente para isso, intitulada “Resgate e Preservação da História do Jd. Morada do Sol” -- que pode ser acessada através da internet --, além de serem exibidas numa festa de homenagem aos moradores.

E História não falta. São inúmeras famílias que estão aqui desde a fundação do bairro e que comandam ou têm participação efetiva em lojas, mercados, agências bancárias, associações esportivas, centros comunitários e religiosos, escolas, creches, faculdades, postos avançados de saúde, unidades de pronto atendimento, centros de referência de assistência social, centro cultural, praças, parques, campos de futebol e grandes áreas de lazer.

“É incrível quando ouço as histórias do bairro... quando vem um morador e conta que para trabalhar tinha que levar um sapato e uma calça numa sacola, porque afundava na lama do córrego Barnabé e tinha que trocar de roupa para chegar decente ao trabalho; gente que lembra que os ônibus nem entravam no bairro e que a água era uma raridade; em poucos anos tudo isso ficou para trás, e é essa superação que queremos deixar registrado; é essa história de gente como eu e como você, que não via perspectiva e que encontrou uma forma de mudar a própria história, apenas se unindo a muitas outras que desejavam a mesma coisa; tudo isso não cansa de me emocionar”, conta Hélio, que há oito anos cuida pessoalmente desses registros.

“Em todas as histórias, os moradores do bairro relatam ter sorte na vida. E quem vai dizer que não? A imagem de um Cristo de braços abertos na principal avenida do bairro é mais que um marco no Município; é um símbolo de acolhimento; de que chegamos – e falo isso porque eu também cheguei aqui, vindo de outro Estado -- não numa terra estranha e hostil, mas apesar de todas as dificuldades da época, chegamos em casa”, diz o atual presidente da Câmara, que além de morador do bairro há mais de 30 anos é também autor do Projeto de Lei que incluiu o aniversário do Jd Morada do Sol no calendário oficial do Município (Lei nº 5.644/2009).

PROGRAMAÇÃO

A festa desse ano conta com parceiros como as Faculdades Max Plack e Aciai, e tem início nesse sábado (dia 4), a partir das 8h, no Parque Corolla, com torneio de futebol de salão Sub11. Mas durante todo o mês serão diversas atrações, como torneios de futebol de areia (abertura dia 5, a partir das 8h, no Floresta Parque), futebol amador, palestras (dia 28, na Câmara), rodada de negócios para regularizar seu nome/CPF, show Gospel (dia 18, a partir das 18h, no Pq Corolla) e uma grande festa para toda a família (dia 19).

Um dos pontos altos da festa, segundo Hélio, é a homenagem aos mais antigos moradores do bairro, que ocorre no Plenário da Câmara, dia 21, a partir das 19h. O evento conta com a entrega de homenagens e a participação de diversas autoridades, entre elas o prefeito Nilson Gaspar.

“É uma forma de homenagearmos as famílias que tanto significam para a nossa História”, afirma Hélio. Todos os eventos são gratuitos e podem sofrer alterações em datas e locais. “Por isso peço que acompanhem nossa página no Facebook  www.facebook.com/resgateepreservaçãodahistoriadojdmoradadosol para que possamos atualizar todos os dados”.

Confira a Programação dos 35 anos do Jd. Morada do Sol

Dia 4 de março – sábado

9h às 12h – Início do Torneio de Futebol de Salão (crianças)

Local: Parque Corolla