Câmara aprova Projeto de Lei que cria bolsas para cursos na Fiec

A Câmara de Indaiatuba votou segunda-feira (2) o Projeto de Lei que cria bolsas e fixa os respectivos salários para a contratação de pessoal por tempo determinado para atender as necessidades temporárias da Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (Fiec) em decorrência da execução do programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

A Lei cria funções (e não cargos) destinados ao atendimento das necessidades transitórias decorrentes da execução do Pronatec, criado pela Lei nº 12.513 de 26 de outubro de 2011.

“Trata-se de um projeto do Governo Federal que dá recursos para que as entidades capacitem regiões de acordo com a demanda de cada uma delas; na Fiec o convênio tem duração de um ano, renovável por mais um ano”, explica o presidente da Câmara, Luiz Alberto ‘Cebolinha’ Pereira (PMDB).

Serão 200 bolsistas para as funções de professores para os cursos técnicos e de formação inicial continuada (FIC) e 20 bolsistas para as funções de coordenadores pedagógicos e de qualificação profissional.

Os contratados serão remunerados através de bolsa, de acordo com as necessidades de formação das turmas nos cursos oferecidos pela Fiec, com valor equivalente a R$ 25/hora. A contratação de pessoal temporário para o exercício de bolsista será feita através de processo seletivo simplificado e deverá ser realizado pelo prazo de até 12 meses, podendo ser prorrogado por até dois anos.

O convênio com o Ponatec foi assinado em Brasília (DF). O projeto foi votado em Regime de Urgência Especial, com votos contrários dos vereadores Carlos Alberto Rezende Lopes, o Linho (PT) e Derci Jorge Lima (PT). O projeto aprovado com os mesmos votos contrários.

Sessão

Outros nove projetos entraram na Ordem do Dia durante a 7ª Sessão de Câmara. O projeto do vereador Carlos Alberto Rezende Lopes, que cria a Comissão de Representação de Acompanhamento da intervenção no Banco BVA, decretada pelo Banco Central, teve pedido de vistas do vereador Hélio Alves Ribeiro (PSB) de três dias. Já o Projeto de Lei nº 0003/2013 do Vereador Célio Massao Kanesaki, que altera o artigo 1º da Lei nº 4.257 de 18 de novembro de 2002, que “declara de utilidade pública a Sociedade Civil Interativa Sol Nascente de Indaiatuba – SISNI” foi aprovado por unanimidade.

Em segunda votação simples, o Projeto de Lei nº 0024/2013 do vereador Derci Jorge Lima que inclui a semana da diversidade no calendário oficial do Município teve três emendas do vereador Carlos Alberto Rezende Lopes, o Linho (PT), foram aprovadas. O projeto também foi aprovado, com voto contrário do vereador Gervásio Aparecido da Silva (PP).

Também foram aprovados os projetos dos vereadores Bruno Arevalo Ganem e Túlio José Tomass do Couto, que Institui a celebração da Hora do Planeta no âmbito do município de Indaiatuba (1ª votação simples), com uma emenda supressiva e o Projeto de Lei do vereador Célio Massao Kanesaki, que insere no calendário oficial de eventos do município, a ‘Semana das Etnias’, também em 1ª votação.

Dois outros projetos foram votados e aprovados em Regime de Urgência Especial. O Projeto de Lei nº 0029/2013 do Executivo Municipal que autoriza repasse de recursos financeiros, em favor da Organização Assistencial Bolha de Sabão e o Projeto de Lei nº 0031/2013, também do Executivo Municipal, que autoriza repasse de recursos financeiros vinculados à Secretaria Municipal de Saúde, em favor da Associação Filantrópica e Assistencial São Francisco de Assis.

Primeira Votação

Também em 1ª votação, a sessão de Câmara aprovou o Projeto de Lei nº 0030/2013 do Executivo Municipal, que autoriza a abertura de crédito adicional suplementar no orçamento vigente e o Projeto de Lei Complementar nº 0001/2013 do Executivo Municipal, que acresce dispositivos na Lei Complementar nº 06, de 05 de janeiro de 2009, que dispõe sobre a reorganização administrativa e funcional da Administração Direta do Município e cria a Secretaria Municipal de Comunicação Social e dá outras providências.

Foto: Rose Parra/ACS-CMI
Texto: Simone Santos - ACS/CMI