Maior e mais importante elevatório do Saae ganha nome ‘Tadao Toyama’

Projeto do vereador Massao Kanesaki, aprovado segunda-feira, homenageia o ex-vereador e ex-superintendente da autarquia, falecido em 2007
13124.jpgO ex-vereador e ex-superintendente do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae), Tadao Toyama, emprestará seu nome ao maior reservatório já construído até hoje pela autarquia. A Lei foi aprovada por todos os vereadores, durante Sessão de Câmara ocorrida segunda-feira (2).

A Lei 120/2013 é de autoria do vereador Massao Kanesaki e presta uma homenagem a Tadao Toyama, falecido em 6 de dezembro de 2007. Em suas atividades como parlamentar e como servidor público, Tadao – que era graduado em Administração de Empresas e Ciências Contábeis, com estágio no Japão – contribuiu para o crescimento e qualidade de vida de Indaiatuba.

“Para mim, era como um segundo pai; me orientou e mostrou o que era correto na vida e, portanto, é merecedor dessa homenagem”, afirma Massao.

Durante a sessão, vários vereadores lembraram da importância de Tadao para o Município. “Era um dos maiores debatedores de projetos ligados à área financeira que essa Casa já teve”, afirmou o vereador do PT, Carlos Alberto Rezende Lopes, o Linho.

Na plateia, estava a esposa de Tadao, Maria Aparecida Von Ah Toyama, com quem o ex-vereador teve três filhos. Tadao era um membro ativo da comunidade japonesa de Indaiatuba, amante do basebol – foi técnico do time da Acembi – e conhecido, além de seu caráter, por seu bom humor.

“Trata-se de uma justa homenagem a um jovem que teve sua vida e carreira abruptamente encerrada, apesar de, neste pouco tempo, ter demonstrado toda a sua grandeza de caráter e de grande prazer para com a vida”, afirma Massao Kanesaki em sua justificativa.

O Centro de Reservação e Distribuição de Água “Tadao Toyama” está sendo erguido no bairro Vila Avaí e será a maior reservatório já construído pelo Saae. Com capacidade para 6,3 milhões de litros de água, a obra está em andamento, conforme informa o atual superintendente da autarquia, Nilson Alcides Gaspar.

‘Cidadão Indaiatubano’

A Sessão ainda seguiu no campo das homenagens com a aprovação do Projeto de Decreto Legislativo 008/2013, de autoria do vereador Carlos Alberto Rezende Lopes (Linho, do PT), que concede a José Benedicto de Almeida, o ‘Chinezinho’, Título Honorífico de Cidadão Indaiatubano.

Linho lembrou que raramente faz um projeto concedendo título de Cidadão Indaiatubano, mas esse é um exemplo de cidadão, que nasceu em Rafard, foi varredor de praças e jardins, servente em escolas; enfim, uma figura encantadora que jamais alguém viu triste e que prestou inúmeros serviços comunitários.

“Trata-se organizador da Romaria; um homem simples, que não tem inimigos, que hoje está na faixa dos 80 anos e que ajudou a transformar a vida de muitos cidadãos desse Município”, justifica Linho. A Sessão de Câmara ainda aprovou outros 11 projetos, além dos dois que homenagearam Tadao Toyama e José Benedicto de Almeida. Confira os projetos votados e aprovados durante a sessão de segunda-feira (2).

Projetos votados e aprovados durante 23ª Sessão Ordinária

– Projeto de Lei nº 0125/2013 do Executivo Municipal – Dá nova redação ao art. 1º, da Lei nº 5.381, de 11 de junho de 2008, que denomina logradouro público que especifica.
- Projeto de Lei nº 0098/2013 do Executivo Municipal – Autoriza a alienação de lote, pertencente ao Patrimônio Público Municipal, e dá outras providências.
- Projeto de Lei nº 0119/2013 da Mesa da Câmara Municipal – Dispõe sobre a abertura de crédito suplementar.
- Processo nº 0741/2013 – Projeto de Lei nº 0091/2013 do Vereador Derci Jorge Lima – Dispõe sobre a instalação de provadores de roupas adequados à população portadora de deficiência e mobilidade reduzida e dá outras providências.
- Projeto de Lei nº 0111/2013 do Vereador Bruno Arevalo Ganem – Institui o Mandela Day no âmbito do Município de Indaiatuba.
– Projeto de Lei nº 0115/2013 do Vereador Gervásio Aparecido da Silva – Insere no Calendário Oficial do Município o dia “Quebrando o Silêncio” e outras providências.
– Projeto de Lei nº 0116/2013 do Executivo Municipal – Autoriza a abertura de crédito adicional suplementar no orçamento vigente, e dá outras providências.
– Projeto de Lei nº 0118/2013 do Executivo Municipal – Autoriza repasse de recursos financeiros, em favor da entidade que especifica, no corrente exercício, e dá outras providências.
- Projeto de Lei nº 0122/2013 do Executivo Municipal – Dispõe sobre as alíquotas de contribuição previdenciária devida pelos entes públicos ao Regime Próprio de Previdência Social dos servidores municipais.
– Projeto de Lei nº 0123/2013 do Executivo Municipal - Autoriza a abertura de crédito adicional suplementar no orçamento vigente, e dá outras providências.
– Projeto de Lei nº 0127/2013 do Executivo Municipal – Institui Condecorações e Prêmios aos integrantes da Guarda Municipal de Indaiatuba, e dá outras providências.

Foto: Rose Parra/ACS-CMI e Sérgio Squilanti/ACS-Saae
Texto: Simone Santos - ACS/CMI