EMTU, VB Transportes e usuários participam de reunião com vereadores

Os vereadores Dr. Luiz Carlos Chiaparine, Luiz Alberto ‘Cebolinha’ Pereira, Fábio Conte, Osmar Bastos e Hélio Ribeiro, membros da Comissão de Representação criada para apurar denúncias no transporte metropolitano, em especial entre Indaiatuba e Campinas, realizaram na tarde de segunda-feira, dia 2 de abril, uma reunião com o gerente regional da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU/Campinas), Edson Thomaz Zilião, o gerente da VB Transportes e Turismo, Gerson Rossi, e os usuários do transporte coletivo metropolitano Sebastião Pereira de Carvalho e Marli Toyama.Também esteve presente o diretor municipal de transportes, Silvio Roberto Lima.

Os usuários apontaram como válida a iniciativa da empresa que opera as linhas entre Indaiatuba e Campinas de inserir dois ônibus sem ar-condicionado no itinerário, uma vez que o aparelho é apontado pela empresa como o principal causador das quebras, o que origina os atrasos e superlotações, e os ônibus sem ar condicionado, por sua vez, possuem janelas, o que favorece a ventilação.

Também foi solicitado que a empresa disponibilize mais linhas aos sábados pela manhã, pois atualmente os ônibus saem de meia em meia hora, e somado a falta de horários com o trânsito que há próximo da rodovia Anhanguera, muitos passageiros optam por utilizar as primeiras linhas e evitar os atrasos, mas isso acarreta que o ônibus sai lotado já na rodoviária de Indaiatuba. O gerente da EMTU se comprometeu a fazer uma medição de lotação também aos sábados e informou que foi feito um monitoramento no dia 20 de março entre os pontos “A e B”, que são os dois extremos da linha. “A linha 600 tem por dia 45 viagens programadas e a empresa realizou no dia 43, ou seja, 95%, o que a gente considera bastante razoável. E a 601, que tem 12 partidas, a empresa realizou 11 viagens. A nossa avaliação é que daquela última reunião (com os vereadores de Indaiatuba) até hoje o número de quebra diminuiu bastante”, diz Zilião.

Os usuários também reivindicaram outro ponto de ônibus em Campinas, próximo da rua Senador Saraiva, e esta solicitação será realizada através da Comissão de Representação, com o auxílio do diretor municipal de transportes, Silvio Roberto Lima, já que, segundo o gerente da VB, esse pedido já foi feito, pois reconhecem a necessidade de mais um ponto na região central de Campinas, porém não obtiveram êxito.

Outro ponto abordado tanto pelos usuários quanto pelos vereadores é a necessidade da empresa melhorar a comunicação com os passageiros. Foi sugerido que a VB disponibilize um funcionário na rodoviária para poder fornecer informações. “Os únicos que podemos conversar são o motorista e cobrador, e tem muitas coisas que eles não sabem informar”, relata Marli.

Uma nova reunião será marcada no final do mês para avaliar se essas novas medidas trarão melhorias ao serviço prestado.

Foto: Giuliano Miranda-ACS/CMI
Texto: Heloisa Pinhatelli da Silva Santaliestra-ACS/CMI