Projeto ‘Esqueça um livro na Câmara’ movimenta Plenário durante sessão

Livros são ‘esquecidos’ nos assentos do Plenário; projeto visa democratizar o hábito da leitura e desburocratizar a troca de títulos entre as pessoas
14077.jpg

Com apenas dois projetos na Ordem do Dia, aprovados por unanimidade, a Câmara realizou segunda-feira (3) a 31ª sessão de Câmara. O primeiro projeto aprovado da noite, autoriza repasse de recursos financeiros em favor de entidades assistenciais do Município. O 2º autoriza a abertura de crédito adicional suplementar e a transposição de dotações orçamentárias.  Os vereadores ainda apresentaram durante a sessão sete indicações e três moções.

O público, no entanto, foi surpreendido por uma ação extra sessão: a presença nas cadeiras do plenário de livros de diversos autores. A ação faz parte do projeto ‘Esqueça um livro na Câmara’, que tem movimentado as áreas comuns do prédio do Legislativo.

Pelo projeto, qualquer pessoa pode levar um livro ‘esquecido’ em áreas comuns, como estações de café, recepções, Plenário ou sala de reuniões. Cada livro segue com um carimbo do projeto e quem  recebe não precisa devolver, deixar outro ou fazer qualquer tipo de cadastro. Todos podem participar da campanha de maneira anônima. Na Câmara, vereadores e funcionários da Casa já aderiram ao projeto.

“Livro é um produto caro para muita gente e o projeto visa democratizar a leitura, desburocratizando a troca de títulos; quem participa não precisa fazer nada: é só deixar o livro numa cadeira e ir embora; ou ‘encontrar’ um título que agrade e levar para casa; a ideia é trocar uma história, uma emoção, um saber”, lembra o presidente da Casa, Luiz Alberto ‘Cebolinha’ Pereira.

Sessão Solene

A Câmara de Indaiatuba já tem a data de entrega de seus títulos honoríficos. A Sessão solene vai homenagear pessoas com os títulos de ‘Cidadão Indaiatubano’, ´Cidadão Benemérito’ e ‘Esportista do Ano’. O evento acontece na noite do dia 9 de dezembro, no Plenário da Câmara, em conjunto com o Poder Executivo que, na mesma noite, fará a entrega da Medalha ‘João Tibiriçá Piratininga’ e ‘Funcionário Padrão’.

Foto: Rose Parra - ACS/CMI
Texto: Simone Santos - ACS/CMI