Reunião em Americana aprova "Frente Parlamentar de Segurança Pública"

Encontro presidido por Hélio Ribeiro, contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa Cauê Macris e reuniu vereadores e presidentes de Câmara da RMC

16042.jpg

A 2ª reunião do ano do Parlamento Metropolitano da RMC presidida por Hélio Ribeiro, aprovou nessa sexta-feira (5) a criação da Frente Parlamentar de Segurança Pública. O encontro aconteceu em Americana, no Plenário Dr. Antônio Álvares Lobo e contou com as presenças dos vereadores Jorge Luis Lepinsk (Pepo - PMDB) e João de Souza Neto (Januba-DEM). A Frente Parlamentar, aprovada por unanimidade, será presidida pelo presidente da Câmara de Americana, o vereador Dr. Alfredo Ondas (PMDB).

A reunião contou com palestra do secretário de segurança pública de Indaiatuba, Alexandre Guedes Pinto, e uma explanação sobre o assunto realizada por Alfredo Ondas. Também esteve presente ao evento, além de presidentes de Câmaras e vereadores da Região Metropolitana de Campinas (RMC), o presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, o deputado estadual Cauê Macris (PSDB) e o vice-prefeito de Americana, Roger Willians (PMDB).

Também participaram da reunião ordinária do Parlamento Metropolitano da RMC os presidentes de Câmara Kadu Garçom (Santa Bárbara d’Oeste), Nil Ramos (Vinhedo), Edimilson Marcelo Afonso (Hortolândia), Hiroshi Bando (representando o presidente da Câmara de Itatiba), Júlio César de Moraes (Morungaba), Naiara Regitano Hendrikx (Holambra) e Waltinho Assis (Monte Mor). Também estiveram em Americana Gualter Amado (PRB), Judith Batista (PDT), Marco Antonio Alves Jorge, o Kim (PMDB), Maria Giovana (PC do B), Orestes Camargo Neves (PSDB), Professor Padre Sergio (PT), Rafael Macris (PSDB), Thiago Brochi (PSDB) e Welington Rezende (PRP), além de vereadores e demais autoridades das cidades pertencentes à RMC. Do Município de Ribeirão Preto, participaram os vereadores André Trindade (DEM) e Maurício Gasparini (PSDB).

Frente Parlamentar

A frente parlamentar irá concentrar os esforços sobre os assuntos que permeiam a segurança pública dos vinte municípios da RMC, em ações conjuntas e estruturadas, voltadas para atender os cidadãos de todos esses municípios.

“A responsabilidade pela questão da segurança pública afeta a todos nós enquanto cidadãos. Uma vez que a segurança foi apontada como uma das demandas mais urgentes dos municípios da RMC, vamos estabelecer uma câmara temática para poder trazer as preocupações na área da segurança pública que são comuns aos municípios e expor algumas situações e alternativas para minorar esses problemas”, apontou Dr. Ondas.

De acordo com o presidente do Parlamento Metropolitano, o vereador Hélio Ribeiro (PSB), presidente da Câmara Municipal de Indaiatuba, a frente terá papel fundamental para acompanhar, conceber e fomentar políticas públicas voltadas às questões da segurança. “São assuntos que merecem tratamento diferenciado e a atenção de todos os vereadores”, destacou.

Palestras

Durante a reunião, o tema “Segurança Pública” foi abordado pelo presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Dr. Alfredo Ondas, e pelo secretário de Segurança Pública de Indaiatuba, Alexandre Guedes Pinto. Experiências, estatísticas, centrais de inteligência e monitoramento são alguns dos temas que foram abordados. Os presidentes de Câmara participantes do encontro foram presenteados com o livro “Segurança é outra coisa”, de autoria do ex-prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira.

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado estadual Cauê Macris (PSDB), utilizou a palavra para saudar os presentes e falar sobre os desafios enfrentados pelas câmaras municipais da região metropolitana de Campinas.

“Este é um momento em que devemos aproveitar as oportunidades. Nós temos que tomar atitudes concretas que impactem na vida da coletividade. A inovação dentro das câmaras municipais é fundamental para aproximar o Poder Legislativo do cidadão, pois a câmara é o poder mais representativo da nossa sociedade”, falou Macris, vereador em Americana na 15ª Legislatura e presidente do legislativo americanense no biênio 2009-2010.

A próxima reunião do Parlamento Metropolitano da RMC acontece no dia 02 de junho, na Câmara Municipal de Vinhedo. O assunto debatido será “Mobilidade Urbana e Acessibilidade”.

Fotos relacionadas:

Foto: Rose Parra/ACS-CMI