Vereador Maurício Baroni lança projeto ‘Gabinete Verde’

No Dia Mundial do Meio Ambiente, vereador lança modelo e espera que seja adotado pelos demais
13086.jpgNo Dia Nacional do Meio Ambiente, o vereador Mauricio Baroni está lançando o projeto ‘Gabinete Verde´. Atitudes Sustentáveis, tais como economia de luz, redução de uso de copos descartáveis e será distribuído sacos plásticos nas cores da coleta seletiva para facilitar a separação de lixo e incentivar o uso dos Eco Pontos da cidade. Ações que tornam o gabinete da Câmara Municipal de Indaiatuba o 1º gabinete com atitudes sustentáveis de Indaiatuba e região.

Segundo o vereador, todos os jornais velhos são encaminhados para entidades do Município e pessoas que cuidam de animais. "Separamos os jornais que recebemos semanalmente e damos um destino útil a eles", conta.

O Gabinete Verde também atua na redução de energia. “Retiramos algumas lâmpadas do nosso espaço de trabalho e mesmo assim, não caiu a qualidade de iluminação da sala; nos dias mais quentes, o ar condicionado é desligado pelo menos 1 hora antes de encerrarmos o expediente, e procuramos sempre usar as escadas em vez do elevador”, relata.

Além disso, no gabinete do vereador, garrafas substituíram os 400 copos que eram utilizados mensalmente pela equipe para consumir água, uma vez que cada pessoa consume em média 5 copos por dia. Tinta, energia e papel também têm economia, sendo que os papéis viram rascunhos e pen drive é usado com mais frequência para que seja reduzido o uso da impressora.

Planos

Entre os planos para incrementar ainda mais o Gabinete Vede, Baroni está solicitando que seja substituída a válvula comum do vaso sanitário por modelos que regulam o fluxo de água.

“Também temos um coletor de pilhas e baterias que são descartadas em um dos pontos de "papa-pilhas", localizados na cidade”. Além disso, o vereador e seus assessores, também organizam a coleta de assinaturas para campanha do Greenpeace contra o desmatamento; entre outras petições em prol da sociedade.

Baroni lembra também que Gabinete Verde é uma tendência mundial; que grandes empresas públicas e privadas já adotaram essa prática e que espera que esse modelo seja compartilhado por outros gabinetes e repartições públicas.

Foto: Mariane Mattioni/ACS-CMI
Texto: Simone Santos - ACS/CMI