Vereadores se reúnem com diretores do Haoc

Membros do Legislativo terão nova reunião com a direção do hospital em 30 dias para cobrar melhorias; secretário de saúde também é chamado à Casa
13088.jpgA diretoria do Hospital Augusto de Oliveira Camargo (Haoc) vai contratar um novo gestor para comandar os plantões do hospital, organizar a escala de plantonistas e informar a população a função de um Pronto Socorro. Estas foram as principais propostas firmadas hoje (5) durante reunião ocorrida com os vereadores, na Sala de Reuniões da Câmara de Indaiatuba.

Participaram do encontro os médicos e diretores do Haoc, José Carlos Ribeiro da Motta Filho, Renato Sargo e Marco Antônio Barroca. Eles explicaram o que ocorreu durante o último sábado (1º), no plantão do hospital. Dos 12 vereadores da Casa estavam presentes o presidente da Câmara Luiz Alberto ‘Cebolinha´ Pereira (PMDB), o líder de Governo Maurício Baroni (PMDB) e os vereadores Antonio Sposito Junior (PTB), Bruno Arevalo Ganem (PV), Carlos Alberto Rexzende Lopes (PT), Massao Kanesaki (DEM), Derci Jorge Lima (PT), Gervásio Aparecido da Silva (PP), Hélio Alves Ribeiro (PSB), Helton Antônio Ribeiro (PP) e assessora do vereador e médico Luiz Carlos Chiaparine (PMDB), que não pode comparecer ao encontro por questões profissionais. O vereador, ginecologista e obstetra Túlio José Tomass do Couto (PMDB) também já havia justificado sua ausência por motivos profissionais.

Os diretores informaram que o gestor responsável pela escala dos médicos plantonistas, pediu demissão às vésperas do feriado, levando toda a equipe terceirizada do Haoc, deixando o hospital sem médicos para atendimento no Pronto Socorro (PS).

Barroca fez o atendimento de emergência e a diretoria ainda tentou profissionais para entrar na escala. Com isso, o que não era emergência e urgência, foi desviado para atendimento no Mini-Hospital (Unidade de Pronto Atendimento Dr. Mário Paulo), no Jd. Morada do Sol. “Nisso, tivemos o apoio da Administração, que também forneceu ambulâncias para o transporte de pacientes.

O Haoc tem sete médicos de plantão no PS diuturnamente. “O que ocorre é que o hospital acaba atendendo pacientes que deveriam ser desviados para ambulatórios de especialidade; casos que não são de urgência e nem de emergência”, explicou Motta.

Os diretores afirmaram contratar um novo gestor; organizar a escala de plantão no OS e, em 30 dias, prestar contas sobre os resultados das ações tomadas pelo hospital para que a falta de plantonistas não volte a acontecer.

Além da fiscalização nos próximos dias, os vereadores de Indaiatuba estão solicitando a presença do secretário de saúde de Indaiatuba para prestar esclarecimento sobre os fatos, já que o Haoc funciona no sistema de gestão compartilhada, por se tratar de uma Fundação independente e sem fins lucrativos, mas que recebe verbas da Prefeitura. A solicitação é que o secretário esteja na Câmara, na próxima quarta-feira (12), às 11h, para um encontro com os vereadores.

Foto: Rose Parra/ACS-CMI
Texto: Simone Santos - ACS/CMI