Vereador pede atendimento gratuito a animais: “Como médico jurei salvar vidas”

Indicação solicita implantação de ambulatório de atendimento gratuito para animais
13128.jpgO vereador e médico cardiologista Dr. Luiz Carlos Chiaparine (PMDB) fez uma Indicação ao Poder Executivo, solicitando a implantação de um ambulatório para atendimento gratuito para animais.

Dr. Chiaparine, lembra que, quando decidiu ser médico, fez um juramento de salvar vidas! “Sei que temos os médicos especializados para cuidar dos animais, os veterinários, mas isso não tira a minha preocupação em, como médico e vereador, cuidar também dos animais”, afirma.

Dr. Chiaparine salienta que o custo com um animal de estimação, na maioria das vezes, é elevado, principalmente quando se trata de consultas ao veterinário, medicamentos, vacinas; entre outras ações para manter a saúde do bicho.

Para o vereador, é importante para Indaiatuba disponibilizar um ambulatório público, onde a população possa levar seu animal para ter atendimento gratuito.

No local, seria possível fazer consultas, orientação, pequenos curativos, tratamento de feridas, indicação de exames, prescrição de medicamentos e atendimentos clínicos para tratar de doenças como verminose, parasitas, sarnas; entre outras doenças.

Dr. Chiaparine sabe o que é ter um animal de estimação em casa, quando se refere a sua própria: uma cachorrinha de nome Laika, de nove anos.

“Precisamos nos preocupar sim, com os animais. A Prefeitura tem cuidado de algumas campanhas, como a de vacinação antirrábica, que está em andamento no Município e vai até a próxima sexta-feira (30). Quem não estiver com a vacinação do animal em dia, pode procurar o serviço no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), por exemplo. “A Prefeitura tem ainda o serviço de castração de cães e gatos, em parceria com Associações Protetoras.

“Disponibilizar a castração gratuita de cães e gatos é de extrema importância, pois é a principal maneira de ter controle populacional de animais nas ruas da cidade; mas podemos ampliar nossos serviços, daí a indicação de criarmos um ambulatório municipal específico para animais”, enfatiza Dr. Chiaparine.

Foto: Rose Parra/ACS-CMI
Texto: Simone Santos - ACS/CMI