Projeto propõe que novas habitações populares recebam aquecimento solar

ImagensO projeto de Lei nº 108/2011 do vereador Carlos Alberto Rezende Lopes, o Linho (PT), aprovado em primeira votação dia 03 de outubro, trata da obrigatoriedade das novas construções de habitações populares possuírem equipamentos de aquecimento de água por meio de energia solar.

Segundo o vereador, a utilização de energia solar é vantajosa por que reduz os gastos de recursos energéticos renováveis e, do ponto de vista econômico, colabora para que as famílias de baixa renda gastem menos com a conta de energia elétrica.

"O chuveiro é responsável por um terço do consumo de energia elétrica de uma residência. Na região sudeste do País, o aquecimento de água para banho equivale a 26% do total de energia consumida. A utilização de painéis solares para aquecimento da água reduz este percentual, e o consumidor ainda pode escolher a quantidade de água que quer usar com o aquecedor", explica Linho na justificativa do projeto.

Se for aprovado em 2ª votação, o projeto vai adequar Indaiatuba à proposta do Ministério do Meio Ambiente - acolhida integralmente pela Presidenta Dilma - que determina que casas populares construídas pelo Programa Minha Casa Minha Vida sejam servidas por aquecedores solares, auxiliando também na implementação do Plano Nacional sobre Mudança do Clima, que prevê maior uso da energia solar.

Foto:
Texto: Da assessoria do vereador