Vereadores participam de desativação do presídio feminino

Um feito histórico em Indaiatuba aconteceu na manhã desta quinta-feira, dia 2 de julho, com a presença de autoridades do Estado de São Paulo e imprensa de toda a região. Trata-se da desativação oficial do presídio feminino, que funcionava na cidade há 50 anos e já havia sido palco de “muitas rebeliões”, como afirma o deputado estadual Rogério Nogueira, que esteve empenhado nos últimos meses em conseguir “fechar as portas” do local.

O evento, que foi marcado simbolicamente pela derrubada da porta de grades de uma das celas, contou com a presença dos vereadores Luiz Carlos Chiaparine, presidente da Câmara Municipal de Indaiatuba, Adalto Missias de Oliveira e dos vereadores membros da Comissão de Segurança da Câmara, Bruno Arevalo Ganem e Helton Antonio Ribeiro, além da assessora parlamentar Cintia Cristina Carneiro, que esteve na ocasião representando o vereador Carlos Alberto Rezende Lopes (Linho).

De acordo com Chiaparine, é uma honra ter feito parte deste momento único para Indaiatuba. “Eu tenho orgulho de estar aqui hoje, pois sei o quanto isso representa de ganho para os trabalhadores da área de segurança da cidade e, principalmente, para a população”, afirma. Ele também parabeniza o esforço político do prefeito Reinaldo Nogueira e do deputado estadual em concretizar esta desativação. E acrescenta: “Esperamos que as presas que aqui estiveram tenham melhores condições de vida nos presídios para onde foram levadas”.

Durante o evento, o prefeito fez um breve histórico do presídio, lembrando de quando o mesmo havia sido masculino, posteriormente misto e, finalmente, feminino, destacando que, apesar das inúmeras reformas, a cadeia não era exatamente adequada para abrigar mulheres, que, segundo ele, têm necessidades completamente diferentes dos homens. “Em mandatos anteriores, eu realizei reformas no local, consegui alguns convênios e até atendimentos de saúde para as presas, mas o presídio era um transtorno, inclusive por estar localizado no centro da cidade”, comenta.

Reinaldo Nogueira ainda informou que o projeto da superdelegacia, que deverá ser construída no local onde funcionava a cadeia, já foi encaminhado para o Secretário de Segurança do Estado de São Paulo, que já deu um retorno, definindo alguns detalhes que precisam ser feitos. “No total, a obra deverá custar cerca de 1 milhão e 500 mil reais, sendo que a Prefeitura deve arcar com 30% do investimento”, informa. De acordo com ele, assim que tudo estiver pronto, o projeto será enviado para a Câmara Municipal de Indaiatuba a fim de ser votado em regime de urgência. “Todo o processo deve durar de três a quatro meses até que se comecem as obras efetivamente”, avisa.

Assim como o prefeito, o deputado estadual Rogério Nogueira não poupou elogios ao governador José Serra, que, segundo eles, se comprometeu em desativar a cadeia de Indaiatuba e cumpriu com sua promessa. “O governador tem um projeto grandioso no que diz respeito a presídios e esse processo teve início aqui em Indaiatuba”, diz Rogério.

O delegado titular de Indaiatuba, Carlos Donizetti e o delegado seccional de Campinas, Paulo Afonso Tucci, também expuseram a satisfação que sentem com a desativação do presídio e garantem que este é um feito de grande significado para a cidade.

Foto: Giuliano Miranda / ACS-CMI
Texto: Rachel Severo Alves Neuberger