Vereadores aprovam três projetos de Lei na 3ª Sessão Ordinária

Os vereadores de Indaiatuba votaram e aprovaram na 3ª Sessão Ordinária do ano, que aconteceu no dia 5 de março, três projetos de Lei. O primeiro deles, da Mesa da Câmara, dispõe sobre a abertura de crédito suplementar no valor de R$ 180 mil. O PL foi aprovado em segunda votação. O projeto de Lei nº 2/2012 do Vereador Fábio Marmo Conte foi aprovado em primeira votação. O PL dispõe sobre a realização da Campanha de Conscientização sobre a Síndrome de Asperger no município de Indaiatuba.

A chamada Síndrome de Asperger, é uma síndrome do espectro autista, diferenciando-se do autismo clássico por não comportar nenhum atraso ou retardo global no desenvolvimento cognitivo ou da linguagem do indivíduo. As pessoas portadoras dessa síndrome apresentam um grupo de problemas quando tentam comunicar com outras pessoas. Crianças com Síndrome de Asperger podem ou não procurar uma interação social, mas têm sempre dificuldades em interpretar e aprender as capacidades da interação social e emocional com os outros.

O projeto prevê que a Secretaria de Municipal de Educação, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, promoverão campanha anual de conscientização sobre a Síndrome de Asperger junto às Escolas Municipais, enfatizando as consequências dessa síndrome, bem como sobre os meios necessários de interação e participação dos portadores desta no convívio da sociedade e comunidade escolar.

O vereador Bruno Arevalo Ganem apresentou o projeto de Lei nº 18/2012, que institui a Semana da Paz no âmbito do Município de Indaiatuba. Aprovado em primeira votação, o projeto aponta que a comemoração da Semana da Paz, a ser inserida no Calendário Oficial do Município, acontecerá anualmente na semana do dia 21 de setembro, quando serão realizadas palestras, eventos, e outras práticas visando estimular a cultura de paz. Para isso, segundo o projeto, o Poder Executivo Municipal fica autorizado a estabelecer parcerias com iniciativas governamentais e não governamentais, a fim de fortalecer a legalidade e celeridade das ações objetivadas por esta lei.

Bruno Ganem justifica que a Semana da Paz já ocorre em Indaiatuba e visa promover a Cultura de Paz através de atividades como Yoga, Tai chi Chuan, palestras e atividades artísticas. “Já foram realizadas três edições do evento, sendo as duas primeiras sob a coordenação da ONG Movimento Jovem e a terceira organizada pelo Conselho de Mobilização pela Paz (COMPAZ) que será responsável também pelas próximas edições”, explica.

Foto: Giuliano Miranda-ACS/CMI
Texto: Heloisa Pinhatelli da Silva Santaliestra-ACS/CMI