Vereadores rejeitam Tribuna Livre Popular

13060.jpgOs vereadores de Indaiatuba rejeitaram mais uma vez, Projeto de Resolução do vereador Carlos Alberto Rezende Lopes, o Linho (PT), que instituía no Regimento Interno da Câmara a Tribuna Livre Popular. Entre as justificativas, vereadores contrários apresentaram o fato de que qualquer setor da sociedade pode falar com os vereadores eleitos, a qualquer momento, sem necessidade de uma tribuna para isso.

Apesar dos debates, o projeto acabou rejeitado, com votos favoráveis do autor (vereador Linho), Derci de Lima (PT), Bruno Ganem (PV) e Túlio José Tomass do Couto (PMDB). Este último justificou seu voto, lembrando que já havia sido favorável ao projeto quando, em outras ocasiões, este já havia sido apresentado aos vereadores da Casa.

Antes do projeto ser colocado em votação, o vereador Bruno Ganem (PV), havia solicitado pedido de vistas, o que também foi rejeitado durante a Sessão por oito votos a quatro. Os vereadores contrários ao pedido de vista justificaram seus votos, alegando que todos já haviam tido tempo o bastante para debater o assunto.

Ordem do Dia

A ordem do Dia da Sessão da Câmara aprovou ainda outros quatro projetos do Executivo Municipal: Projeto que dá nova redação ao art. 3º, da Lei nº 6.047, que dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais; projeto que autoriza repasse de recursos financeiros em favor da Associação Mantenedora da Orquestra Jovem de Indaiatuba; projeto que autoriza a abertura de crédito adicional suplementar no orçamento vigente e projeto de Lei nº 0045/2013 que autoriza a abertura de crédito adicional suplementar no orçamento vigente.

A 11ª Sessão Ordinária da Câmara foi marcada ainda pelo retorno do vereador Helton Antônio Ribeiro, que agora ocupa a cadeira pertencente a Adalto Missias de Oliveira (PP), vereador que assumiu o cargo de Assessor de Programas e Projetos Especiais na Secretaria Municipal de Programas e Projetos Especiais da Secretaria Municipal da Família e Bem Estar Social.

A segunda-feira foi marcada ainda pela presença no Plenário da Câmara, de servidoras públicas agradecendo aos vereadores pela intervenção, que resultou no fim da greve das monitoras de creche. Os cartazes faziam referência a reunião ocorrida entre o chefe do Executivo, o prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB), e os vereadores da Casa, ocorrida semana passada.

Após este encontro, as servidoras públicas receberam uma proposta do Poder Executivo que colocou fim ao movimento. Durante todo o período da greve, o Plenário da Câmara foi marcado pelos protestos das servidoras, que nunca deixaram de se manifestar durante as sessões ocorridas toda segunda-feira na Casa.

Foto: Rose Parra/ACS-CMI
Texto: Simone Santos - ACS/CMI