Sessão de Câmara aprova três projetos da Ordem do Dia

Três projetos constantes da pauta da 2ª Sessão Extraordinária do ano foram aprovados hoje (8), pela manhã, no Palácio Votura, sede do Poder Legislativo de Indaiatuba. Os vereadores aprovaram ‘Regime de Urgência Especial’ para quatro Projetos de Lei constantes da Ordem do Dia. Desses quatro, três foram votados e aprovados pelos vereadores.

O quarto projeto – que dispõe sobre o reajuste de vencimentos aos Servidores do Poder Legislativo -- não chegou a ser votado, já que os 12 vereadores da Casa votaram e aprovaram por unanimidade o encerramento da Sessão, em face ao falecimento de Arcílio Fernandes, tio do presidente da Casa, o vereador Luiz Alberto ‘Cebolinha’ Pereira, cuja notícia chegou em meio à Sessão.

Após sofrer uma cirurgia no olho, o vereador Túlio José Tomass do Couto (PMDB) não compareceu à 2ª Extraordinária do ano.

Aprovados
A 2ª Sessão Extraordinária do ano votou e aprovou por unanimidade o Projeto de Lei nº 005/2013, do Executivo Municipal, que autoriza a premiação em dinheiro aos vencedores do Carnaval de Rua 2013.

Também foi aprovado o Projeto de Lei nº 0009/2013, do Executivo Municipal, que autoriza a abertura de crédito adicional suplementar no orçamento vigente em favor do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae), no valor de R$ 44.365.000,00, aprovado pela Lei 6.080, de 13 de Dezembro de 2012; projeto que teve votos contrários dos vereadores Bruno Arevalo Ganem (PV), Carlos Alberto Rezende Lopes, o Linho (PT) e Derci Jorge de Lima (PT).

Por último, e antes que a sessão fosse encerrada, a Câmara aprovou o Projeto de Lei 0013/2013 do Executivo Municipal, que dispõe sobre o reajuste dos vencimentos dos servidores públicos da Administração Direta, autarquias e Fundações do Município, projeto que também recebeu votos contrários da bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) e do vereador do Partido Verde (PV). Esse projeto recebeu ainda um pedido de vistas – de autoria do vereador Linho --, que foi rejeitado com três votos favoráveis.

Falecimento
A sessão de Câmara teve início às 10h. Às 11h Cebolinha recebeu, através do médico e vereador Luiz Carlos Chiaparine, que seu tio Arcílio Fernandes (88 anos), havia acabado de falecer. Os vereadores Luiz Carlos Chiaparine (PMDB) e Luiz Alberto ‘Cebolinha’ Pereira (PMDB) anunciaram então suas retiradas do Plenário, nomeando o 1º secretário, Hélio Alves Ribeiro (PSB) e o 2º secretário, Massao Kanesaki (DEM) para darem prosseguimento à Extraordinária.

Em respeito ao falecimento de Arcílio Fernandes, o vereador Maurício Baroni Bernardinetti (PMDB) propôs que os vereadores que permaneceram no Plenário votassem o encerramento da Sessão, o que foi feito imediatamente. Às 11h02, o fim da Sessão Extraordinária foi votado e aprovado por unanimidade.

O velório de Arcílio ocorre a partir das 14h desta sexta-feira (8) no Cemitério da Candelária. O sepultamento está marcado para às 17h30 no mesmo local.

Foto: Rose Parra
Texto: Simone Santos - ACS/CMI