Gervásio quer instituir programa que coleta materiais de construção em desuso

Um Programa Municipal de coleta seletiva de materiais de construção em desuso. Essa foi a indicação do vereador Gervásio Aparecido da Silva (PP), na última Sessão de Câmara (6). O projeto, realizado pela Prefeitura de Indaiatuba, atingiria duas vertentes: a primeira retirar das ruas, sem custo para o proprietário, os restos de matérias de construção tipo areia, pedra, tintas, telha; entre outros. Em contra partida, os matérias utilizáveis poderiam ser doados para famílias carentes que estivessem reformando ou construindo suas casas.

Gervásio explica que o material deverá ser separado, coletado e destinado a um galpão específico para materiais recicláveis. “Com o crescimento acelerado da cidade, outro problema surgiu: o descarte incorreto do lixo da construção civil”, lembra. Segundo o vereador Gervásio, ainda não existe uma política específica para a coleta desse material. Todos os resíduos, segundo o vereador, continuam sendo descartados diretamente no lixão ou abandonados nas ruas e calçadas do município.

Em sua justificativa o vereador Gervásio explica que é comum ocorrer sobras de materiais numa construção. Muitos tem o custo de contratar serviços de ‘Disque Entulho’, as famosas caçambas para retirada do material que sobra das obras.

Proposta
O objetivo deste programa é incentivar a reciclagem destes materiais, que normalmente são descartados ainda em condições de uso, podendo ser reutilizados em novas construções, atendendo a classe mais carente da população.

Como fazer
Para Gervásio, o primeiro passo seria a divulgação do Projeto pela Prefeitura de Indaiatuba pelos meios de comunicação, disponibilizando um telefone para que os interessados possam entrar em contato, avisar sobre o material e agendar um dia para retirada.

Outro dado importante, de acordo com o vereador, seria criar um cronograma para coleta seletiva, diversificando os materiais por dia da semana. “Por exemplo, na segunda a coleta é de azulejos e pisos; na terça de areia e assim por diante”, explica.

Os materiais coletados serão distribuídos às pessoas de baixa renda, mediante a comprovação por meio de triagem social.

Foto: Rose Parra/ACS-CMI
Texto: Simone Santos - ACS/CMI