Vereador lança clínica para popularizar beisebol em Indaiatuba

A I Clínica de Beisebol de Indaiatuba conta com o apoio da Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol (CBBS) e do consulado americano de São Paulo; projeto será lançado sexta-feira (13)
15002.jpg

O vereador Massao Kanesaki lança dia 13, às 8h, na sede social da Associação Cultural, Esportiva Nipo-Brasileira de Indaiatuba (Acenbi) um projeto inédito na região: a 1ª Clínica de Beisebol de Indaiatuba. O projeto, que tem o apoio de todos os vereadores da Camâra de Indaiatuba e o elogio do presidente da Casa, Luiz Alberto ‘Cebolinha’ Pereira, será implantado em várias fases e a intenção é atingir crianças e adolescentes da Rede Municipal de Indaiatuba, numa parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Na primeira fase, a Clínica vai capacitar 150 atletas e professores, trabalho feito por grandes estrelas do Major League Baseball (MLB), dos estados Unidos, que envolve professores e técnicos.

A I Clínica de Beisebol de Indaiatuba, conta ainda com o apoio da Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol (CBBS) e do consulado americano de São Paulo. A iniciativa faz parte do Seminário de Instrutores de Beisebol que a MLB vem promovendo em diversos países nos últimos anos. Esse evento internacional chega a sua 11ª edição em Indaiatuba.

De acordo com o o idealizador do encontro, Massao Kanesaki, a parceria com a Prefeitura de Indaiatuba possibilita ampliar a proposta da clínica de popularizar o beisebol. “Vai permitir o acesso de mais pessoas ao esporte”, explica ele.

É numa segunda fase que esses profissionais irão implantar, sob o comando da secretária da Educação Rita de Cássia Trasferetti e sua equipe, o esporte nas escolas do Município. “O projeto, apesar de obedecer regras rigorosas dos comitês e órgãos ligados ao Beisebol mundial, tem um caráter social, na medida em que apresenta às crianças e adolescentes uma modalidade pouco conhecida dentro das escolas municipais.

Inclusão do beisebol nas escolas

Durante os dez dias, serão ministradas aulas teóricas no Ginásio de Esportes da prefeitura e no Centro Integrado de Apoio à Educação (CIAEI). Já as aulas práticas terão lugar no Centro Esportivo da ACENBI. Os organizadores esperam a participação de cerca de 300 pessoas no evento, entre atletas e técnicos da ACENBI e de outras equipes de beisebol da região, além de professores da rede municipal de Indaiatuba.

Estão inscritos 70 professores da Secretaria de Esportes e 70 professores da Secretaria de Educação. Segundo Kanesaki, os professores têm uma programação exclusiva, diferenciada dos demais participantes. “Os professores receberão uma capacitação para introduzir o beisebol nas escolas e nos centros esportivos”.

A inclusão do beisebol nas escolas de Indaiatuba está prevista para acontecer ainda nesse ano, por meio de uma parceria da prefeitura com a ACENBI.

“Queremos desmistifica a ideia de que se trata de “esporte para ricos”; para isso temos o apoio do Governo Reinaldo Nogueira, da Câmara, do Nipo e dos órgãos ligados ao esporte. Além do mais, sabemos que o esporte afasta crianças e adolescentes das drogas, da ociosidade, desenvolve o sentido da cidadania, faz a criança interagir, lidar com as frustrações e aprender os seus limites; e esporte, obviamente, não é só o futebol!”.

Segundo o secretário de Esportes, Humberto Panzetti, a ideia é levar o beisebol para 19 núcleos do “Esporte Cidadão”.

A coletiva com o vereador Massao Kanesaki e toda a equipe envolvida no projeto acontece na Sede Social da Acenbi (ao lado do Esporte Clube Primavera), sexta-feira, dia 13.

Foto: Rose Parra - ACS/CMI
Texto: Simone Santos - ACS/CMI