Fundação Pró-Memória vai receber acervo documental da Câmara

ImagensArmazenar adequadamente e resgatar o material histórico de mais de um século da Câmara Municipal Indaiatuba. Estes foram os principais assuntos discutidos na manhã de quarta-feira, 10 de fevereiro, entre o presidente da Câmara, Dr. Luiz Carlos Chiaparine, com o presidente da Fundação Pró-Memória, Antônio Reginaldo Geiss, e com o superintendente da Fundação, Marcelo Alves Cerdan. Na ocasião foram acertados os detalhes da transferência do material arquivístico do Legislativo Municipal para a Fundação Pró-Memória.

Chiaparine explica que este material era armazenado por uma empresa terceirizada, mas em maio do ano passado voltou ao Palácio Votura. São 498 caixas contendo documentos relevantes não apenas para o funcionamento dos trabalhos da casa, assim como para a história de Indaiatuba. “A Câmara possui documentos importantes para a história do município, e a Fundação Pró-Memória é altamente especializada em fazer esse resgate”.

“Há material desde o século XIX, época em que tudo se passava na Câmara, que tinha as funções de Executivo e Legislativo. Somente no início do século XX que os poderes foram separados com a eleição de nosso primeiro prefeito, o Major Alfredo Camargo Fonseca”, ressalta Geiss. Para o superintendente da Fundação, após acertar detalhes da transferência dos documentos, o Pró-Memória passa a ser o guardião dos mesmos. “Vamos receber, resgatar, conservar e disponibilizar para a população. Ficamos muito felizes com o contato feito pelo Dr. Chiaparine em outubro de 2009, e desde então estamos acertando os detalhes para que esta transferência seja feita”, explica Cerdan.

Foto: Giuliano Miranda/ACS-CMI
Texto: Heloisa Pinhatelli da Silva