Vereadores discutem próximas ações da Comissão de Representação

ImagensApós já ter realizado reuniões com representantes da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT), assim como do sindicato dos trabalhadores dos Correios, os vereadores que compõem a Comissão de Representação para apurar questões relativas aos Correios estiveram reunidos no final da tarde de segunda-feira, dia 9, para definir as próximas ações a serem adotadas.

O principal problema que os Correios passam atualmente é a falta de funcionários, especialmente carteiros, para entrega de correspondências. Porém, para sanar a situação, nos próximos dias será realizado um concurso público para contratação de novos funcionários, mas o número não será o suficiente. Ciente do caso, o Diretor das Atividades Externas de Campinas e Região, Valter Bissaco, afirmou em reunião realizada na semana passada que em 1º de junho devem começar a trabalhar novos funcionários através de contrato com duração de 90 dias, enquanto aguardam que os aprovados no concurso público possam exercer a função, o que deve acontecer em setembro deste ano.

Os vereadores Fábio Marmo Conte, Hélio Alves Ribeiro e Agostinho Andrade Júnior, que fazem parte da Comissão, decidiram então aguardar a realização do concurso público e no final deste mês fazer uma visita ao Centro de Distribuição e cobrar que esses funcionários terceirizados comecem a trabalhar dentro do prazo previsto.

Fábio Conte lembrou que o número de reclamações devido o atraso na entrega de correspondências – que se agravou no final de 2010 e continuou no início de 2011 – diminuiu após a criação da Comissão. Uma medida adota pela ECT foi trazer funcionários de Campinas para Indaiatuba, além de adotar sistema de plantão aos sábados, domingos e feriados, e com isso conseguiram chegar a 80% das correspondências sendo entregues dentro do prazo.

Os membros da Comissão buscam também uma reunião com o Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, para tentar que se agilize ou aumente a quantidade de cargos, visando inclusive a expansão que a cidade passa atualmente, o que aumentará ainda mais a demanda.

Foto: Giuliano Miranda-ACS/CMI
Texto: Heloisa Pinhatelli da Silva Santaliestra-ACS/CMI