Projeto que cria Tribuna Livre Popular é rejeitado na Câmara

Além do autor do projeto, debateram os vereadores, Túlio Tomass do Couto, Maurício Baroni, Derci de Lima, Hélio Ribeiro, Luiz Carlos Chiaparine; além do presidente Luiz Alberto ‘Cebolinha’ Pereira
14079.jpg

Reunidos em Plenário pela 32ª vez esse ano, em sessão ordinária, os vereadores rejeitaram segunda-feira (10), projeto de resolução nº 0002/2014 do vereador Carlos Alberto Rezende Lopes, o Linho (PT), que institui no Regimento Interno da Câmara a Tribuna Livre Popular. O projeto, apresentado por Linho desde 2009, teve três votos favoráveis, mas acabou rejeitado pela maioria.

O projeto foi debatido pelos vereadores durante 45 minutos. Além do autor do projeto, debateram a Tribuna Livre Popular os vereadores, Túlio Tomass do Couto, Maurício Baroni, Derci de Lima, Hélio Ribeiro, Luiz Carlos Chiaparine; além do presidente Luiz Alberto ‘Cebolinha’ Pereira.

O vereador Túlio foi quem deu o tom mais acalorado ao debate que foi assim definido pelo vereador Gervásio Aparecido da Silva: “Repensei o meu voto após esse debate e talvez a população, realmente não esteja preparada para ter uma Tribuna Livre Popular; se nós que somos vereadores, temos um Regimento Interno, conhecemos as regras, convivemos em harmonia, nos encontramos todos os dias nessa Casa, estamos reunidos todas as segundas-feiras  nesse Plenário, nos respeitamos; enfim, e acontece isso, imaginem com um leigo”. Os votos favoráveis ao projeto foram dos vereadores Linho, Derci e Bruno Ganem.

A pauta da sessão contou ainda com outros dois projetos na Ordem do Dia. O Projeto de Lei nº 138/2014, do Executivo Municipal, que dispõe sobre a concessão administrativa de uso de área pertencente ao Patrimônio Público Municipal, em favor da “Associação Padre Pio” foi retirado a pedido do próprio Executivo.

Já o Projeto de Lei nº 0164/2014, também do Executivo Municipal, que autoriza a abertura de crédito adicional suplementar e a transposição de dotações orçamentárias consignadas no orçamento vigente e foi aprovado por unanimidade.

A próxima sessão de Câmara acontece dia 17, às 18h, no Plenário. A sessão solene de entrega dos títulos “Cidadão Indaiatubano”, “Esportista do Ano” e “Cidadão Benemérito”, acontece dia 9 de dezembro, às 19h30, no Plenário. A sessão acontece em conjunto com o Executivo que também fará a entrega dos títulos “Funcionário Padrão” e “Medalha João Tibiriçá Piratininga”. A sessão faz parte das comemorações dos 184 anos de Indaiatuba. Todas as sessões ocorridas no Plenário são aberta à população.

Foto: Rose Parra - ACS/CMI
Texto: Simone Santos - ACS/CMI