Homenageados recebem títulos honoríficos em Sessão Solene

ImagensA Câmara Municipal de Indaiatuba contou com Plenário Joab José Puccinelli repleto de convidados que foram prestigiar a Sessão Solene para entrega de títulos honoríficos, realizada no dia 8 de dezembro. Foram homenageados com o título de Cidadão Benemérito ‘Dr. Caio da Costa Sampaio’ os senhores José Carlos Nascimento, Paulo Antônio Lui, Antônio Reginaldo Geiss, Antônio Corrêa Luis e Alberto Martins. O Título de Honorífico de Cidadão Indaiatuba foi entregue aos senhores Luis Antônio de Melo, Antônio Cláudio Pansonato, José Gabrir Filho e João Felisberto de Miranda. O senhor José Luiz Teixeira de Camargo Júnior foi homenageado com o Título Honorífico de Esportista do Ano. E o senhor Paulo Antônio Lui também foi agraciado com a Ordem Votura de Mérito Cultural.

O Título de Cidadão Benemérito `Dr. Caio da Costa Sampaio´ foi criado para homenagear ilustres cidadãos nascidos em Indaiatuba e que se destacam em suas atribuições perante a sociedade. Já com o título de Cidadão Indaiatubano são homenageados cidadãos que devotam suas ações pelo progresso e desenvolvimento da comunidade onde vivem, mas que por razões alheias a sua vontade, não nasceram em Indaiatuba. O Título Honorífico de Esportista do Ano foi criado pela Câmara para homenagear o cidadão que tenha se destacado em prol do esporte na comunidade indaiatubana. E a concessão da Honraria Ordem Votura de Mérito Cultural é outorgada ao cidadão que tenha se destacado na cultura da comunidade de Indaiatuba.

*As fotos estão disponíveis para download aqui

Breve resumo dos homenageados

Através do Decreto Legislativo nº173/10, do vereador Túlio José Tomass do Couto, o indaiatubano Sr. José Carlos Nascimento irá receber seu Título Honorífico de Cidadão Benemérito `Dr. Caio da Costa Sampaio´. O homenageado nasceu em 5 de dezembro de 1948 e há mais de 47 anos é conhecido como `Pelé Pintor´, já que exerce a profissão de pintor desde os 14 anos. Um dos maiores orgulhos que teve ao longo da profissão é a pintura de diversas igrejas, nunca visando lucro e sim a colaboração com a sociedade. Foi um dos fundadores da Comunidade Negra de Indaiatuba (Coni). Na área esportiva defendeu por diversas vezes a seleção de Indaiatuba, além de vestir a camisa do Esporte Clube União Vila Avaí.

Sr. Paulo Antônio Lui será homenageado na Sessão Solene com duas honrarias: Título Honorífico de Cidadão Benemérito `Dr. Caio da Costa Sampaio´ e Ordem Votura de Mérito Cultural, ambas concedidas pelo vereador Carlos Alberto Rezende Lopes, o `Linho´, através dos Decretos Legislativos nº 179/11 e 190/11. O homenageado nasceu em Indaiatuba em 30 de junho de 1940. Sua trajetória em cinema começou em 1963 administrando o Cine Alvorada e o Cine Rex. Atualmente administra, ao lado dos filhos, nove salas nos shoppings de Indaiatuba. Realiza, em seus cinemas, intenso programa social com sessões beneficentes para entidades assistenciais, sessões gratuitas para instituições, escolas e creches, etc.

Dr. Luis Antonio de Melo receberá seu Título Honorífico de Cidadão Indaiatubano, através do Decreto Legislativo nº 180/11, do vereador Dr. Helton Antonio Ribeiro. O homenageado nasceu em Alfenas/MG em 26 de fevereiro de 1954. Em 1973 ingressou na Faculdade de Odontologia em Alfenas, formando-se Cirurgião Dentista em 1976. Veio para Indaiatuba através de um amigo, onde iniciou sua carreira profissional e fixou residência. Dr. Luis foi um dos primeiro sócios da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas Regional de Indaiatuba (APCD), da qual já foi presidente e vice-presidente e diretor. É membro ativo do Conselho das Regionais (CORE), do Conselho Regional de Odontologia (CRO).

Sr. José Luiz Teixeira de Camargo Júnior, ou J. Cachorrão como é mais conhecido no meio esportivo, receberá o Título Honorífico de Esportista do Ano, conforme o Decreto Legislativo nº 182/11, de autoria do vereador Dr. Helton Antônio Ribeiro e subscrito pelos demais vereados. O homenageado nasceu em Indaiatuba no dia 18 de março de 1972. Iniciou competindo na motovelocidade em 2007 e desde então J. Cachorrão vem se consagrando como a grande surpresa da motovelocidade na categoria, conseguindo vários títulos importantes em pouco tempo. Apesar de ter iniciado tarde no esporte, afirma que “o mundo está nas mãos daqueles que tem coragem de sonhar, e correr o risco de viver seus sonhos”.

Sr. Antônio Reginaldo Geiss, receberá seu Título Honorífico de Cidadão Benemérito `Dr. Caio da Costa Sampaio´, através do Decreto Legislativo nº 183/11, do vereador Túlio José Tomass do Couto. O homenageado nasceu em Indaiatuba no dia 23 de novembro de 1929. É Diretor Administrativo da Rádio Jornal de Indaiatuba Ltda. desde 1985, empresa fundada em 1978, cargo que ocupa até a presente data. É sócio fundador do Indaiatuba Clube, ocupando vários cargos na Diretoria. Fez parte da criação e instalação da Fundação Pró-Memória de Indaiatuba da qual é o seu primeiro presidente. Ingressou no Rotary Club de Indaiatuba em 02/09/1960. Ocupou todos os cargos do Conselho Diretor, entre outras atribuições.

Dr. Túlio José Tomass do Couto é o autor do Decreto Legislativo nº 184/11, que concede Título Honorífico de Cidadão Indaiatubano ao Sr. Antônio Cláudio Pansonato, ou Sr. `Bacurau´, como é conhecido. O homenageado nasceu em 17 de Maio de 1950 na cidade de Elias Fausto, entretanto mora em Indaiatuba há 51 anos. Uma das realizações mais importantes em sua vida ocorreu com a criação da Guarda Municipal. Foi um dos fundadores do MDB, em 1981. Atualmente sua ocupação vem da agricultura e da piscicultura. Ajudou a criar a Associação Amigos de Bairro XVI de Janeiro, assim como participou da criação do Clube Ferroviário e é presidente do conselho há 30 anos. Ajudou também a criar o Corpo de Bombeiros.

Através do Decreto Legislativo nº 186/11, do vereador Fábio Marmo Conte, o Sr. Antônio Corrêa receberá o Título de Cidadão Benemérito Dr. Caio da Costa Sampaio. O homenageado nasceu em 6 de julho de 1943 na Fazenda Cruz Alta, localizada em Indaiatuba. Entre suas experiências profissionais, trabalhou no Banespa de 1970 a 1993, quando se aposentou. `Correinha´, como é mais conhecido, sempre se dedicou à filantropia, a trabalhos sociais, religiosos, esportivos, de serviços e representativos. Em 1993 assumiu o cargo de Superintendente do SEPREV, tendo contribuído para a sua implementação e estruturação, cargo que ocupa até hoje.

O vereador Helton Antônio Ribeiro é o autor do Decreto Legislativo nº 187/11, que concede Título Honorífico de Cidadão Benemérito `Dr. Caio da Costa Sampaio´ ao Sr. Alberto Martins. O homenageado nasceu em Indaiatuba no dia 5 de Março de 1954. Iniciou sua carreira profissional no Colégio Técnico Candelária de Indaiatuba, lecionando Matemática. Atuou como Coordenador do Departamento de Matemática e Diretor do Instituto de Ciências Exatas da PUC Campinas, onde também foi Vice-Reitor para assuntos administrativos. Foi co-fundador da Faculdade Max Planck e Diretor Geral, assim como mantenedor e co-fundador do Colégio Integral.

O vereador Hélio Ribeiro é autor do Decreto Legislativo nº 188/11 que concede ao Sr. José Gabrir Filho o Título Honorífico de Cidadão Indaiatubano. O homenageado nasceu em 16 de Agosto de 1940 na cidade de Leopoldina/MG, entretanto mora em Indaiatuba há 22 anos. Trabalhou como Pedreiro por 40 anos. Em 1967 iniciou sua congregação como evangélico da Igreja Assembleia de Deus, foi Diácono e depois Presbítero. Já em Indaiatuba, em meados de 1989, foi incubido da função de Evangelista da Igreja Assembleia de Deus. Tornou-se Pastor da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em 1993 e nos dias atuais tem a função de coordenar sete Igrejas da Assembleia de Deus - Ministério Madureira.

O vereador Adalto Missias de Oliveira é o autor do Decreto Legislativo nº 189/11, que concede ao Sr. João Felisberto de Miranda o Título Honorífico de Cidadão Indaiatubano. João Felisberto de Miranda nasceu em 21 de agosto de 1951 na cidade de Sertanópolis/PR. Veio para Indaiatuba em 1979, cidade que reside até hoje. É comerciário e administrador de supermercados e fazendas. Iniciou seu trabalho com um bar localizado na Vila Brizola, e hoje tem três lojas da Rede de Supermercados Miranda, localizados em Itaici, Jardim Regina e Cidade Nova. Atua também no setor agrícola em fazendas de café para exportação.

Foto: Giuliano Miranda-ACS/CMI
Texto: Heloisa Pinhatelli da Silva Santaliestra-ACS/CMI