Túlio promove palestras sobre prevenção do câncer de mama

Especialista em Ginecologia, Tulio José Tomass do Couto, realiza dia 25, no auditório da Prefeitura Municipal de Indaiatuba, palestra para funcionários públicos
13144.jpg

Para o médico ginecologista/obstetra, vereador Tulio José Tomass do Couto, o ‘Outubro Rosa’ faz parte de um ciclo de palestras que ele realiza há muitos anos, o ano inteiro. Mas, aproveitando o ‘Outubro Rosa’, mês de conscientização e combate ao câncer de mama, Tulio intensifica seu ciclo de palestra, buscando alertar sobre os riscos e a necessidade de diagnóstico precoce deste tipo de câncer. O trabalho é realizado em escolas, associações, ONGs, empresas, igrejas e toda e qualquer instituição que o procure.

Na última semana, o vereador promoveu uma palestra para os funcionários da empresa LEMASA, no Distrito Industrial, e outra já está agendada para os servidores públicos, organizada pelo Seprev.

“Todos nós estamos produzindo células cancerosas neste momento, por isso, a mulher, em especial, precisa estar atenta aos exames preventivos do câncer de mama. Com este alerta, Dr. Tulio ressalta a importância em promover palestras com o objetivo de conscientizar sobre a prevenção do câncer de mama.

Toda mulher, a partir dos 40 anos, precisa fazer mamografia, pois o autoexame, apesar de importante, não é a principal ferramenta de diagnóstico. “Uma mulher identifica um caroço na mama com cerca de dois centímetros de diâmetro. Já um médico especialista, por exemplo, pode localizar um nódulo de aproximadamente um centímetro, devido à sensibilidade e experiência profissional. A mamografia, por sua vez, poderá identificar a doença com mais antecedência e aumentar as chances de cura”, explica.

Funcionários Públicos

O SEPREV (Serviço de Previdência e Assistência Social dos Funcionários Municipais de Indaiatuba) realiza esse mês, a 3ª edição do Outubro Rosa, campanha que visa conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção no tratamento da doença.

A campanha, que é uma iniciativa do departamento de Medicina Preventiva do SEPREV, está acontecendo durante todo o mês e além da distribuição de folders em todas as autarquias e secretarias municipais -- informativos que serão enviados por e-mail -- ainda promoverá para os servidores municipais, no dia 25 de outubro, às 14h, uma palestra sobre o tema.

A palestra será ministrada pelo médico, especialista em Ginecologia, Tulio José Tomass do Couto, no auditório da Prefeitura Municipal de Indaiatuba. A entrada é gratuita e todos podem participar.



Foto: Rose Parra/ACS-CMI
Texto: Simone Santos - ACS/CMI