Maurício e Cebolinha participam da V Mostra Cultural Aurorense

Durante a Mostra, os alunos prepararam, entre outras atividades, duas salas de vivências
14080.jpg

O vereador Mauricio Baroni e o presidente da Câmara, Luiz Alberto "Cebolinha" Pereira participaram hoje (14), pela manhã, da "V Mostra Cultural Aurorense", evento que ocorre hoje e dia 21 na E.E. Aurora Scodro Groff. Os dois vereadores estiveram com Nanette Blitz Konig, 85 anos, sobrevivente do Holocausto que visita o evento, a pedido da diretora da unidade escolar, Maria Auxiliadora Schneider Vianna.

 

Durante a Mostra, os alunos prepararam, entre outras atividades, duas salas de vivências. Em uma delas, é possível passar pela experiência da tortura, que mostra como os judeus eram física e emocionalmente subjugados; com gritos, castigos, violência e até a simulação de uma câmara de gás. 

 

Durante a palestra, Nanette -- que veio a Indaiatuba acompanhada do marido, John, responsável pela mudança dela ao Brasil há 61 anos -- falou sobre preconceitos, tortura, vida em campos de concentração nazistas e a importância de não se esquecer de um dos episódios mais horrendos da humanidade. "Não podemos esquecer que Hitler chegou ao poder através do voto popular; exterminou 7 milhões de judeus e a humanidade assistiu a tudo isso impassível", disse. 

 

Aos estudantes, Nanette também deixou sua mensagem. "Vocês têm que ler, saber o que está acontecendo no País; vocês dizem que não gostam de políticos, mas políticos gostam de vocês; vocês têm que aproveitar o que a escola dá a vocês e ter a consciência de que os professores se esforçam, mas isso é só um meio; vocês precisam ir atrás de outros e, principalmente, vocês têm que se dar valor, porque se vocês não fizerem isso, ninguém mais fará isso por vocês; nesse País, tudo depende de vocês; vocês são o futuro e toda a ignorância será utilizada contra o País e contra vocês; pensem nisso". 

 

A mostra segue hoje à tarde e dia 21, mas os debates com Nanette só estão na agenda do evento de hoje. 
Maurício Baroni e Cebolinha ficaram encantados com a qualidade do evento. "Sem a maior dúvida, acabo de passar por um momento de grande emoção; saio daqui convicto de que o preconceito e a intolerância são as maiores doenças da humanidade", afirma Cebolinha.

 

Maurício elogiou a equipe da unidade escolar. "É motivo de muito orgulho participar de um evento como esse; parabéns à diretora da E.E. Aurora Scodro Groff, a toda a sua equipe; pais, alunos e toda a comunidade escolar pela 5ª edição dessa Mostra que é uma parte do que os alunos aprenderam ao longo do ano e que tanto nos ensina, principalmente através dessa roda de debate com a sra Nanette; emocionante", disse.



Foto: Rose Parra - ACS/CMI
Texto: Simone Santos - ACS/CMI