Presidente da Câmara faz balanço do segundo semestre de 2014

Reeleito para mais dois anos, Cebolinha lembra que balanço representa apenas parte do trabalho dos vereadores, que atendem a população todos os dias em seus gabinetes
14090.jpg

O presidente da Câmara de Indaiatuba, Luiz Alberto Pereira, o Cebolinha (PMDB) inicia 2015 com positividade. Reeleito presidente do Legislativo durante a última sessão do ano, ocorrida dia 15 de dezembro, o presidente fez essa semana um balanço geral das atividades realizadas pelo Legislativo no segundo semestre de 2014.
     

“Realizamos 37 sessões ordinárias e duas sessões solenes, debatendo temas importantes para toda a população de Indaiatuba e aprovando leis que passaram a reger nossas ações. Foi um ano muito produtivo, em que todos os vereadores buscaram, através do voto e com base na democracia, o melhor para o nosso Município”, avalia.
    

Em 2014 também foram votados 195 Projetos de Lei, apresentadas 926 Indicações, 333 Moções e 27 Requerimentos. Também passaram pelas sessões quatro projetos de Resolução, 12 projetos de Decreto Legislativo e três projetos de Lei Complementar.

“São números que mostram o trabalho dos vereadores em Plenário; obviamente, que apenas uma parte desse trabalho, uma vez que a nossa função é fiscalizar e colocar às claras as ações do Executivo, sempre em nome do bem comum e representando os anseios da população. Por isso, recebemos inúmeras pessoas todos os dias, visitamos obras, vamos até os problemas que nos são apontados, nos reunimos com empresários e representantes de diversos setores da sociedade e instituições, participamos de Comissões de fiscalização e inquérito; enfim, temos inúmeras outras funções em nossos gabinetes que não aparecem nesse balanço”. 
    

Cebolinha fala do entrosamento entre todos os vereadores da Casa, como um dos principais destaques de sua gestão. “Todas as discussões são em função do que é melhor para Indaiatuba e tenho a alegria de poder dizer que temos divergências no debate de ideias, mas sem acusações no âmbito pessoal; são debates sem ofensas, colocados sempre com muito respeito por todos os vereadores”. 

 

De 2014, Cebolinha destaca ainda a “Lei do Silêncio” voltada para carros de som (incluindo carros de propaganda eleitoral), a intervenção junto ao Comtu e Emdec para a melhoria dos ônibus intermunicipais, indicações para a melhoria do trânsito e segurança; além de projetos voltados para a saúde e a educação. O presidente também lembra de ações institucionais como o projeto “Esqueça Um Livro na Câmara” e indicações como o projeto “Faixa Viva”, que serão retomadas esse ano. 
“Isso sem contar Leis enviadas à Câmara pelo Poder Executivo, capazes de influenciar a vida de todos nós como, por exemplo, a Lei de Diretrizes Orçamentárias, debatida e votada ano passado”.

 

Destaques do 2º Semestre

 

Em 2014 o vereador Célio Massao Kanesaki foi quem apresentou o maior número de indicações (226). Carlos Alberto Rezende Lopes (Linho) é o campeão de requerimentos (9). Maurício Baroni apresentou mais moções do que todos os demais vereadores (124) e Cebolinha apresentou mais Projetos de Lei (15) depois do Executivo (96).
O balanço geral do 2º semestre de 2014 foi elaborado pelos funcionários da Câmara Thais Gomes de Sousa e José Leandro Aparecido dos Santos, sob a orientação da Diretora de Secretaria Inácia Maria Macella.

 

Recesso Parlamentar

 

A Câmara está em recesso até dia 14 de fevereiro. “Isso não significa que os vereadores não estão trabalhando, significa apenas que não há sessão de Câmara”, explica o presidente da Câmara. 

A primeira sessão ordinária do ano acontece dia 18 de fevereiro, após o feriado de Carnaval. “As sessões são abertas ao público e conclamamos toda a população a participar”, convida Cebolinha.

 

 



Foto: Rose Parra - ACS/CMI
Texto: Simone Santos - ACS/CMI