Jardim Morada do Sol comemora 31 anos no dia 19 de março

ImagensAtravés da Lei 5.644, de autoria do vereador Hélio Ribeiro, foi incluído no calendário oficial de eventos do município os festejos alusivos ao aniversário do bairro Jardim Morada do Sol, comemorado anualmente em 19 de março.

E para celebrar os 31 anos de fundação do bairro mais populoso da cidade acontecerá na Praça do Lago um show com a dupla Alex & Raí. A apresentação será no sábado, dia 19, às 20h.

Já no domingo o vereador Hélio promove, com apoio da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Esportes, os já tradicionais Jogos Comemorativos realizados no Campo do São Conrado, com equipes do Jardim Morada do Sol. Os jogos são: 9h - Bahia X União Paulista; 10h - Estrela X Estrela do Norte; 11h - Operário X Flamenguinho; 12h - Milan X Morada do Sol; 13h - Boca Júnior X Otroesquema; 14h - Continental X Galícea; 15h - Moscou X União Alagoano; 16h - Itália X São Conrado.

Origens do bairro
Por volta do início do século XIX existia na região sul da cidade de Indaiatuba uma fazenda denominada Engenho D’Água, pertencente a uma tradicional família indaiatubana, a família Barnabé.

Esta fazenda teve sua sede construída por volta de 1807, utilizando a técnica em construção em taipa de pilão, muito comum na época. Mais tarde algumas de suas paredes foram construídas com tijolos.

A partir de 1970 estas terras começaram a ser loteadas. O primeiro bairro a surgir deste loteamento foi a Cecap, mais precisamente o Núcleo Habitacional Brigadeiro Faria Lima.

O então prefeito Clain Ferrari aprovou através do Decreto Municipal nº 2081 de 19/03/1980 o loteamento da região denominado “Jardim Morada do Sol”.

Ao longo da ocupação do loteamento vieram muitos migrantes paranaenses, principalmente da cidade de Moreira Sales, desanimados com as condições em que lá viviam. Pessoas de outras regiões do estado de São Paulo, de outros estados e também moradores de Indaiatuba foram morar no bairro, atraídos pelo crescimento de indústrias que passaram a se instalar na cidade, contribuindo assim para que o Jardim Morada do Sol se tornasse um referencial de Indaiatuba.

Foto:
Texto: Da assessoria do vereador