Entrega de correspondência em novos bairros é questionada por vereadores

A convite do vereador Hélio Ribeiro, o gerente de atividades externas da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT), Laércio Carlos Ribeiro, compareceu à Câmara Municipal de Indaiatuba na tarde de segunda-feira, dia 14, para explicar sobre os procedimentos adotados pela empresa para incluir novos bairros da cidade para que seja feita a entrega de correspondências. Também esteve presente na reunião o vereador Luiz Alberto ‘Cebolinha’ Pereira e representantes dos vereadores Carlos Alberto Rezende Lopes, o ‘Linho’, Gervásio Aparecido Silva e Maurício Baroni.

O principal motivo do encontro foi originado por uma reivindicação dos moradores do bairro Jardim Portal do Sol, que já possui placas com o nome das ruas e CEP, mas os moradores ainda não contam com esse serviço e por isso precisam retirar suas correspondências nas agências dos Correios ou então fornecer endereço de terceiros. Porém, assim como o Portal do Sol, novos bairros foram implantados em Indaiatuba, como Colibris, Vila Verde e Turim, por isso a preocupação é que os Correios estejam preparados para atender essa demanda que vem com o crescimento da cidade.

Conforme o gerente da ECT explicou, para que um novo bairro seja incluído no serviço de entrega de correspondências, é preciso que, após ter passado pela Câmara os projetos que dão nomenclatura aos logradouros públicos, haja as placas de identificação com os nomes nas ruas, numeração das casas e com caixas de correio, ruas transitáveis e contempladas com transporte urbano. Porém, após a realização desse estudo técnico, demora-se aproximadamente um ano para que a entrega seja implantada numa nova localidade. O vereador Hélio Ribeiro explicou que o Jardim Portal do Sol foi constituído em 2007 e o emplacamento das ruas aconteceu em 2011, ou seja, deveria ter esse serviço de entrega de correspondências implantado já neste ano.

Outro problema apontado por Laércio Ribeiro é a falta de mão de obra. Atualmente Indaiatuba possui um déficit de 8 carteiros e já há dificuldade de entrega no prazo na região do Jardim Morada do Sol. Conforme informou a assessoria de imprensa dos Correios, Indaiatuba possui hoje em dia atuando 71 carteiros, porém não há mais o serviço de mão de obra terceirizada. Sobre os estudos técnicos realizados no ano passado, foi confirmado que o Jardim Portal do Sol está incluído, assim como os bairros Jardim Paulistano, Chácaras Videiras, Residencial Veredas da Conquista e Distrito Empresarial Bartolomai.

Foto: Giuliano Miranda-ACS/CMI
Texto: Heloisa Pinhatelli da Silva Santaliestra-ACS/CMI