Celsinho Rocha cria projeto para obrigatoriedade do ‘Beers-Fick’

ImagensO vereador Celsinho Rocha (PPS) teve aprovado em segunda votação na Sessão Ordinária realizada no dia 12 de dezembro, o projeto de Lei que estabelece a obrigatoriedade de consulta aos critérios de Beers-Fick no atendimento de idosos nos equipamentos de saúde da rede pública. Para isso, deverá ser elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde um formulário próprio para relato de ocorrências de Reação Adversa a Medicamento (RAM), que constará do prontuário médico destes pacientes, quando da prescrição de drogas contidas nos critérios de Beers-Fick.

Celsinho lembra que os médicos, em geral, têm consciência das necessidades especiais relativas à prescrição de fármacos em idosos, mas encontram grande dificuldade em realizar prescrições adequadas para esta população.

Os critérios Beers- Fick consistem de uma lista de fármacos inapropriados para uso em idosos e tem sido utilizada em contextos clínicos variados para avaliação da qualidade de prescrição, servindo como lista de referência de drogas a serem evitadas por este público, sem constituir um elenco de medicamentos proibidos.

“O objetivo desta lei é garantir uma monitoração mais adequada ao tratamento dos idosos e evitar grande número de atendimentos de emergência causados por reação adversa ao medicamento”, ressalta o vereador.

Agora o projeto segue para sanção do Poder Executivo, que regulamentará esta Lei, no que couber, no prazo máximo de 60 dias, contados de sua publicação.

Foto:
Texto: Heloisa Pinhatelli da Silva Santaliestra-ACS/CMI