Câmara de Indaiatuba sedia reunião do Parlamento Metropolitano

Vereadores de onze cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) participaram da reunião do Parlamento Metropolitano realizada na Câmara Municipal de Indaiatuba. O evento aconteceu no Plenário José Soliani, o ‘Plenarinho’ na quarta-feira, dia 16 de fevereiro, e teve como principal assunto da pauta de discussões os problemas enfrentados pela população para o pagamento das faturas de energia elétrica da CPFL, uma vez que não é mais possível fazê-lo em casas lotéricas.

A reunião foi conduzida pelo vereador de Monte Mor e presidente do Parlamento Metropolitano, Rogério Maluf. Também fazem parte da Mesa Diretora e acompanharam os trabalhos o vereador de Indaiatuba Hélio Ribeiro, Geraldo Rodrigues Froes, o ‘Cidinho’, de Vinhedo, e José Ricardo Cortez, de Santo Antonio de Posse, assim como o prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira.

Para falar sobre o novo mecanismo adotado para os pagamentos de contas, os vereadores receberam o diretor comercial da CPFL Energia, Mauro Magalhães, para explicar o motivo do rompimento com a Caixa Econômica Federal, que deixou de receber as contas da CPFL tanto nas agências quanto nas casas lotéricas, confundindo os consumidores. “Foi por questões financeiras, uma vez que as taxas cobradas eram muito altas. Esse dinheiro que deixamos de gastar com a CEF agora é utilizado no projeto de expansão de energia elétrica”, argumenta.

Numa tentativa de compensar a falta desses pontos de pagamento, que correspondem a quase 50% do total (os demais são débito em conta, meios eletrônicos e agências bancárias), Magalhães apontou o CPFL Total, sistema que capacita pequenos comércios em diferentes bairros de uma cidade a receber as contas da CPFL, assim como diversos outros pagamentos de código de barras. Porém este foi um dos pontos que os vereadores mais manifestaram insatisfação, uma vez que a rotatividade desses comércios é muito grande, como lembrou o vereador Hélio Ribeiro: “Um problema é que um estabelecimento que hoje recebe a conta, amanhã, por algum outro motivo, deixa de receber. A divulgação dos locais em funcionamento e atualizada é muito defasada”, observa. Segundo Magalhães, houve instabilidade nos primeiros meses em que o programa foi implantado, porém, nos últimos quatro meses estão conseguindo manter estabilidade em 85% dos pontos credenciados.

O vereador indaiatubano, Luiz Alberto ‘Cebolinha’ Pereira, enfatiza que a situação chegou num ponto em que ocorre uma inversão de valores. “É o capim comendo o boi. Nunca vi alguém querer pagar uma conta e não conseguir. Está invertido. As casas lotéricas prestam um serviço público, eles têm obrigação de receber o pagamento de conta de luz, até porque a CPFL não tem concorrente, então não tem como mudar. E vocês devem criar meios mais eficientes para que a população consiga pagar as contas”. Magalhães concordou com ‘Cebolinha’ e disse ter consciência de que presta um serviço público. “O que a gente mais quer é que todos paguem a conta até o dia do vencimento, não ter inadimplência. Eu agradeço aos vereadores, que graças à representatividade que possuem perante a população, tem nos ajudado a melhorar nosso sistema de pagamento”.

Os membros do Parlamento Metropolitano aprovaram que seja elaborada uma Carta de Intenções a ser encaminhada à CPFL, solicitando que providenciem melhorias neste sistema de pagamento, como mais segurança nos estabelecimentos credenciados a receber as contas e meios mais ágeis de divulgar os postos de recebimento, como atendimento via 0800 e informação na própria conta de energia elétrica dos locais nos quais a população pode efetuar o pagamento.

Durante a reunião também foi aprovada uma moção de repúdio, feita pelas Câmaras de Monte Mor e Paulínia e assinada também pelo Parlamento Metropolitano, devido à impossibilidade das guardas municipais dos referidos municípios de passar com suas viaturas em postos de pedágio, uma vez que é cobrada a tarifa dos mesmos. A moção será encaminhada ao Governo Estadual e à Agência de Transporte do Estado de São Paulo.

Por fim, foi apresentado o layout do site do Parlamento Metropolitano, que está em fase de finalização e irá conter informações sobre as cidades da RMC, mesa diretora, membros e notícias.

Além dos membros da mesa diretora, participaram da reunião: Silvio José Conservani, de Artur Nogueira; Pedro Serafim, Cidão Santos e Leonice da Paz, de Campinas; João Batista Dourado e Robson Alexandre, de Cosmópolis; José Nazareno Gomes, de Hortolândia; Luiz Alberto ‘Cebolinha’ Pereira, de Indaiatuba; Alexandre Pereira dos Santos, de Monte Mor; Adriano Lucas Alves, de Nova Odessa; Marcos Roberto de Bernade e Siméia Zanon, de Paulínia; Luiz Carlos da Fonseca, de Santo Antonio da Posse; Lourival Messias de Oliveira e Egivan Lobo Correia (Valinhos); Adriano Corazzari (Vinhedo). A próxima reunião do Parlamento deve acontecer na Câmara Municipal de Campinas no dia 23 de março, às 9h30.

Foto: Giuliano Miranda-ACS/CMI
Texto: Heloisa Pinhatelli da Silva-ACS/CMI