Vereadores apresentam 28 indicações na sessão do dia 16/03

060.jpgCom aproximadamente uma hora e meia de duração, a 5ª sessão ordinária teve 28 indicações, cinco moções e oito projetos de lei.

Na Ordem do Dia, dois projetos de lei foram aprovados em 2ª votação simples por unanimidade, são eles: da vereadora Vera Spadella que inclui no calendário oficial a Festa do Chopp da ACENBI – Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Indaiatuba e do vereador Helton Ribeiro que insere no calendário oficial o Clipfestival.

Assim que as 28 indicações foram lidas, Cebolinha pediu a fala e destacou o importante papel que os vereadores têm na apresentação de indicações. Na opinião do vereador, as indicações são ferramentas de apoio importantes, pois propõem soluções aos problemas enfrentados pela comunidade. “Os vereadores existem para fiscalizar, legislar e apoiar a comunidade”, enfatiza.

Em seguida o vereador Bruno Ganem defendeu suas indicações, ao todo sete, e pediu atenção especial do Poder Executivo para a construção de uma creche que atenda os bairros João Pioli e Lauro Bueno.

Hélio Ribeiro que apresentou cinco indicações ressaltou a necessidade de se implantar um Posto de Saúde da Família no bairro Morumbi. Segundo o vereador, um PSF chega a atender cerca de 800 a mil famílias do bairro onde está instalado.

Aproveitando o discurso de abertura proferido pelo vereador Cebolinha, Celsinho Rocha referendou a participação dos vereadores que apresentam indicações, agradeceu ao prefeito pela retirada da cancela do HAOC e solicitou providências no cumprimento da Lei no. 4.734 que visa a obrigatoriedade de instalação de equipamentos que forneçam senhas de atendimento aos usuários das agências bancárias. Parabenizado pelo Dr. Luiz Carlos Chiaparine, Celsinho Rocha, entre as quatro indicações apresentadas, solicitou que fosse obrigatória a realização do curso de primeiros socorros para os funcionários da Escola Municipal de Ensino Fundamental.

Na Palavra Livre, o vereador Bruno Ganem agradeceu a participação das autoridades e da sociedade na reunião do Código Verde e aproveitou para anunciar o próximo encontro que acontece no dia 25 de março às 19h00 no Plenarinho.

Como é de costume as grandes discussões foram marcadas pelas reflexões propostas pelos vereadores Linho e Cebolinha. Ambos iniciaram suas falas dizendo que não seriam breves. Linho citou sua indignação no que diz respeito a Secretaria da Educação não possuir dados sobre a demanda de crianças atendidas pelas creches. Cebolinha justificou destacando que no momento há cinco creches sendo construídas em Indaiatuba e que é necessário entender a dificuldade no levantamento da demanda real de crianças a serem atendidas, uma vez que as mães costumam inscrever seus filhos em mais do que uma instituição. “As mães fazem isso para garantir pelo menos uma vaga e isso dificulta o levantamento de dados precisos”, justifica o líder do governo.

Foto: Andrei William
Texto: Ana Paula Lieb