Gervásio incentiva cultivo da Citronela como método natural de combate a Dengue

13050.jpgUma campanha de incentivo ao cultivo da "Citronela" (Cymbopogon Winterianus) e da "Crotalária" (Crotalaria Juncea), como método natural de combate ao mosquito Aedes Aegypti, responsável pela transmissão da dengue. Essa indicação partiu do vereador Gervásio Aparecido da Silva (PP), na última sessão de Câmara, realizada segunda-feira (15).

Preocupado com o número de casos de dengue em Indaiatuba, 124 registrados esse ano e até o momento, Gervásio pesquisou e constatou em outras cidades que o cultivo da Citronela, além de ser um repelente natural, é uma forma de lembrar a população da necessidade de combate à dengue. “A situação inspira cuidados, precisamos nos unir para combater o mosquito responsável pela transmissão; dengue mata”, explica o vereador.

Gervásio esteve com Secretário Municipal de Saúde, José Roberto Stefani, que elogiou a iniciativa. “Tivemos uma conversa sobre a questão da dengue e me coloquei à disposição para encontrar parceiros na iniciativa privada e podermos viabilizar a campanha”, diz o vereador.

Segundo a indicação de Gervásio, o objetivo desta indicação é que a Prefeitura crie um programa que incentive o cultivo das plantas Citronela e Crotálaria nas residências, comércios, industrias, e também em áreas públicas como praças, canteiros de avenidas e as margens do Parque Ecológico.

Inovador

O vereador pesquisou e explicou o motivo da indicação. O cultivo da Citronela é método natural de combate ao mosquito da dengue, que foi implantado em várias cidades como Juiz de Fora (MG), Anápolis (MS), Dourados (MS), Teresina (PI), Vitória (ES).

“Foi constatado nas cidades uma satisfatória eficácia no combate biológico ao mosquito da dengue; sabemos que a citronela é bastante conhecida pelos seus efeitos repelentes, principalmente contra mosquitos e borrachudos”, explica.

A ação de apenas uma planta pode atingir uma área de até 50m². Por sua vez, a Crotalária atrai as libélulas, que são predadoras naturais do Aedes aegypti, transmissor da dengue, o que pode contribuir para diminuição da proliferação do mosquito.

A Citronela é reconhecida e utilizada em muitos lugares do mundo como repelente de moscas, mosquitos e pernilongos e por serem ecológicas não causam danos à saúde. A prefeitura poderá fazer parceria com empresa privadas, aceitando a doação das mudas destas plantas para posterior distribuição.

“Habitação: minha bandeira”

Vereador desde 2004, Gervásio, já esteve à frente da Secretaria Municipal da Habitação, onde desenvolveu diversos projetos para população. “Hoje no Legislativo, minha bandeira é a Habitação; claro que também estou atento aos problemas que atingem Indaiatuba, como a dengue por exemplo. Mas, minha preocupação maior é atender a população e, junto ao Executivo, poder ajudar as pessoas a realizarem o sonho da casa própria”, revela.

Gervásio tem levado para as sessões, indicações que possam favorecer essa camada da população que necessita de um imóvel. Recentemente, ele fez duas indicações voltadas para esse segmento: a criação de um programa que auxilia por tempo determinado famílias que, comprovadamente, estejam passando por um momento de necessidade no pagamento do aluguel; e a criação de uma Lei em que, em todos os programas habitacionais desenvolvidos pelo município, seja determinado um percentual para funcionários públicos municipais, que se enquadram dentro das exigências do programa.

Auxílio Aluguel

“Temos um Fundo Municipal de Habitação, ou seja, essa ajuda não sairia do orçamento do município. Podemos ter como nos Programas Sociais, uma avaliação da Assistente Social e um encaminhamento para cursos oferecidos no Município e para no caso do desemprego, preparar a pessoa para se qualificar para uma vaga de emprego no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT).

Gervásio explica que seriam criadas regras para que a pessoas pudesse ter esse benefício: uma porcentagem e um tempo para ser utilizado novamente. “A proposta é dar condições para a pessoa se levantar num momento difícil”, expõe.

Na sua indicação, Gervásio explica que o objetivo da criação desse programa seria o de auxiliar por tempo determinado as famílias devidamente cadastradas na Secretaria de Habitação e que por motivos devidamente comprovados, estão sem condição de pagarem seus alugueis.

“Com isso, evitaríamos que uma família sofresse uma ordem de despejo. Com este auxílio estas famílias terão a oportunidade de se reestruturar financeiramente, arcando com seus compromissos enquanto aguardam os programas habitacionais desenvolvidos pelo o município”, explica.

Vale ressaltar que o recurso para esta finalidade poderá sair do Fundo Municipal da Habitação, instituído pela lei n° 3.919 que já autoriza a utilização desta verba para esta e outras finalidades. Outro fato importante é que estes recursos não saíra do orçamento municipal.

Funcionário Público

Outra indicação voltada para Habitação é a criação de uma Lei em que, em todos os programas habitacionais desenvolvidos pelo município, seja determinado por lei um percentual para funcionários públicos municipais, que se enquadram dentro das exigências do programa.

Para o vereador é muito grande a quantidade de funcionários públicos municipais que não possuem casa própria, apesar de serem funcionários de carreira, com estabilidade de emprego, mas que encontram dificuldades para adquirirem um imóvel no mercado imobiliário, principalmente por não serem contribuintes do F.G.T.S, que é umas das exigências para participar do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’, do Governo Federal.

“Como os idosos e pessoas com deficiência têm esse percentual garantido por lei federal, peço através desta indicação que o funcionário público também o tenha, mediante lei municipal”, justifica.

Orientações

Outra preocupação do vereador é informar a população sobre como funciona os programas de Habitação em Indaiatuba. “Vou utilizar as redes sociais para informar e orientar a população como, por exemplo, como fazer o cadastro, quais exigências para participar dos programas habitacionais, documentos necessários; entre outras informações”, revela Gervásio.


Foto: Rose Parra/ACS-CMI
Texto: Rose Parra - ACS/CMI