Encontro de vereadores é realizado na Câmara de Indaiatuba

ImagensCom o objetivo de discutir assuntos ligados à ampliação do aeroporto de Viracopos, vereadores da Região Metropolitana de Campinas estiveram reunidos na Câmara Municipal de Indaiatuba na manhã do dia 16 de junho.

Na ocasião, representantes do Poder Público local, de Campinas, Salto, Valinhos, Vinhedo, Itatiba, Nova Odessa, Monte Mor e Cosmópolis, assim como a sociedade civil, discutiram aspectos que consideram obscuros ou inexistentes nos documentos EIA-RIMA (Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental), principalmente no que diz respeito às desapropriações, uso da água, soterramento de nascentes, descarte de resíduos, poluição, ruído, planos de emergência para acidentes, fluxo de passageiros inclusive nas estradas da região, etc.

De acordo com o organizador do encontro, vereador de Indaiatuba Bruno Arevalo Ganem, é preciso unir esforços e agir de imediato, pois ainda há tempo de reverter alguns pontos que estão no projeto. “Temos que pedir providências agora, já que a obra ainda não teve início. Depois será muito mais difícil”, afirma.

O vereador, que faz parte da Comissão de Representação da Câmara que irá discutir assuntos relativos à ampliação do aeroporto no âmbito de Indaiatuba, diz que é preciso que vereadores de outras cidades do entorno se mobilizem e formem suas próprias comissões a fim de acompanharem o projeto e as obras. “Além disso, teremos que nos unir para formarmos um grande comitê parlamentar metropolitano para termos mais força e cobrarmos posições rígidas das autoridades competentes”, informa. Ele ainda fala que, com um grupo maior de vereadores, é possível encaminhar documentos conjuntos para, por exemplo, o Ministério Público Federal, Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Ministério do Meio Ambiente, entre outros órgãos.

Os participantes da reunião não se posicionam contra a ampliação, mas dizem não aceitar a maneira como está sendo conduzida, uma vez que, segundo eles, muitos aspectos importantes estão sendo negligenciados.

Vale dizer que, com a ampliação, o Aeroporto Internacional de Viracopos será o maior da América Latina e o 4º maior do mundo.

Foto: Giuliano Miranda/ACS-CMI
Texto: Rachel Severo Alves Neuberger