Vereadores fazem reunião sobre transporte coletivo urbano

ImagensCom o objetivo de buscar melhorias no transporte coletivo urbano de Indaiatuba, assim como obter informações sobre as medidas adotadas pela administração municipal para resolver os principais problemas que os usuários encontram, os vereadores da Câmara de Indaiatuba se reuniram no final da tarde de segunda-feira, dia 17, com o diretor do departamento de transporte coletivo, Silvio Roberto Lima, e com o assessor da Secretaria de Administração Fabiano Sordilli.

Participaram da reunião o presidente da Câmara, Dr. Luiz Carlos Chiaparine, e os vereadores Adalto Missias de Oliveira, Bruno Ganem, Celsinho Rocha, Hélio Alves Ribeiro, Dr. Helton Ribeiro, e Luiz Alberto ‘Cebolinha’ Pereira, que também foi o responsável por viabilizar o encontro.

Os vereadores manifestaram como principais preocupações o excesso de velocidade em algumas vias, o atendimento ao idoso e o transporte no Distrito Industrial. Sobre este último tópico, Silvio adiantou que o departamento de transporte coletivo já realizou o acompanhamento das linhas e que nesta semana seriam instalados pontos de parada em diversas ruas do Distrito Industrial. Além disso, será construído um mini-terminal em área próxima à empresa Foxxcom para resolver a grande demanda de usuários.

Sobre os casos de excesso de velocidade, Silvio apontou que o problema poderá ser sanado quando toda a frota tiver aparelho de GPS, que também permite conferir o itinerário e os horários em que os veículos passam em determinado ponto, e que, por enquanto, os oito veículos que já estão com o equipamento apresentaram resultados satisfatórios. Silvio apontou também a importância de que a população utilize o serviço de ouvidoria, ligando para 0800-770-7702 ou 3834-9323 para fazer denúncias, reclamações, sugestões, críticas e elogios.

Com relação aos problemas de atendimento ao idoso, foi esclarecido que a empresa recebeu notificações cobrando medidas disciplinares contra os motoristas que não atenderem corretamente os idosos.

O diretor do departamento de transporte coletivo entregou aos vereadores um material que contém informações sobre as ações e melhorias no transporte coletivo, que contém dados tais como aumento da frota de 63 para 68 ônibus, assim como aumento da frota reserva, que passou de dois para três ônibus e melhora na programação de manutenção. Também teve um aumento de viagens nos horários de pico, que passaram de 684 para 884 partidas, aumento efetivo da fiscalização com aplicações de notificações e multas, entre outras medidas adotadas para melhorar as condições de uso do transporte coletivo em Indaiatuba.

Foto: Giuliano Miranda-ACS/CMI
Texto: Heloisa Pinhatelli da Silva Santaliestra-ACS/CMI