Comissão de Segurança recebe primeiro declarante

Na manhã desta terça-feira, dia 19, a Comissão de Representação da Câmara Municipal, que foi formada com o objetivo de traçar um perfil dos problemas de segurança em Indaiatuba, recebeu o repórter policial Rubens Queiroz Filho para expor a sua visão a respeito da criminalidade no município.

Entre as principais divergências apontadas por Rubinho está a estatística feita pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e os dados que ele vem contabilizando desde 1999. Segundo Rubinho, caso sejam roubados dez carros em um mesmo local, é feito apenas um boletim de ocorrência. “Isso acaba mascarando a realidade”, informa.

O repórter ainda indicou que houve, nos últimos meses, uma diminuição no número de furtos de carros, mas, por outro lado, foi constatado um aumento sensível na quantidade de roubos de veículos, com a vítima presente, o que mostra que a ousadia dos bandidos está cada vez maior. Houve, também, de acordo com ele, o aumento no número de latrocínios - roubos seguidos de morte, roubos a residências, roubos nas saídas dos bancos e até seqüestros-relâmpagos.

Rubinho finalizou dizendo que há necessidade de haver uma união entre os comandos da Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal para que sejam montadas estratégias conjuntas de combate ao crime. “A cooperação entre as polícias é essencial para manter a segurança da população”, diz.

Próximos convidados
Na próxima terça-feira, dia 26, a partir das 8h, está confirmada a presença do delegado Carlos Donizetti e de diretores de escolas, em sessão fechada.

Foto: Giuliano Miranda/ACS-CMI
Texto: Rachel Severo Alves Neuberger