Moção congratula coordenador do projeto “Envelhecer Bem”

ImagensO vereador e presidente da Câmara Dr. Luiz Carlos Chiaparine apresentou na Sessão Ordinária realizada no dia 18 de junho, uma Moção de Congratulações ao Sr. Micael Barnabé Martini, pelo projeto “Envelhecer Bem”, que consiste em oferecer ginástica laboral e musculação para os 11 grupos da Terceira Idade cadastrados no Fundo Social de Solidariedade (Funssol) de Indaiatuba.

“É um projeto que faz recuperação da força muscular nos idosos. Uma das principais causas de doença ou de causa mórbida nos idosos são as quedas. Esse projeto tem trazido um benefício grande para a população idosa. Por isso realmente parabenizo o Micael e que este projeto continue e cresça, pois é muito importante neste processo de envelhecimento que a população está tendo na cidade”, detalhou Dr. Chiaparine durante a apresentação da moção.

O projeto “Envelhecer Bem” completará um ano de funcionamento no dia 4 de julho, e é coordenado pelo professor de Educação Física Micael Barnabé Martini, de 28 anos. Desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Indaiatuba através do Funssol e da Secretaria Municipal de Esportes em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (Fiec), são oferecidas aulas de ginástica laboral uma vez por semana aos 11 grupos da Terceira Idade, contemplando aproximadamente 1.200 pessoas.

Para Micael os maiores benefícios para os idosos está na prática frequente da musculação, pois esta forma de exercício não só melhora a qualidade de vida como também diminui os declínios de força muscular relacionados com o avanço da idade. “É muito interessante ver alunos idosos que hoje estão mais fortes, possuem mais massa muscular e ficam mais ativos, tudo isso apenas com a musculação”, explica.

O idoso interessado em praticar as atividades do projeto “Envelhecer Bem” deve ter atestado médico autorizando a iniciação em musculação. Atualmente as aulas de musculação são oferecidas as segundas-feiras das 8h às 10h e sextas-feiras das 15h às 17h na academia do Ginásio Municipal de Esportes, e às terças e quintas-feiras das 9h às 11h na academia da Guarda Municipal. “Ainda encontramos certo receio dos idosos em iniciar a prática de musculação, mas se aumentar o número de alunos também aumentaremos os horários de aula”, explica Micael, que reforça que o exercício é feito dentro das limitações do aluno, podem ser feitos com carga leve e a própria repetição, assim como a amplitude do movimento, já trabalham partes do corpo que não são contempladas na rotina do idoso.

Estudos e os próprios depoimentos dos alunos do projeto “Envelhecer Bem” mostram que a musculação para a terceira idade traz benefícios tais como aumento da massa muscular e força, aumento da densidade óssea, é muito eficaz na prevenção e tratamento de doenças como a osteoporose, obesidade, hipertensão arterial e diabetes. Outras melhoras são da auto-estima, diminuição dos níveis de estresse e ansiedade, diminuição da tensão muscular e da insônia, além de promover a socialização.

Para saber mais sobre o projeto “Envelhecer Bem” o interessado pode entrar em contato com o Funssol através do telefone (19) 3834-9000, ou no próprio Paço Municipal (Av. Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, nº 2.800).

Foto: Giuliano Miranda-ACS/CMI
Texto: Heloisa Pinhatelli da Silva Santaliestra-ACS/CMI