Hélio Ribeiro participa de lançamento de projeto <i>antibullying</i> em Taubaté

ImagensO vereador Hélio Ribeiro, autor da Lei nº 5.792, que dispõe sobre a inclusão de medidas de conscientização, prevenção e combate ao bullying escolar, participou na última quinta-feira, dia 14 de outubro, do lançamento do projeto “Aprendendo a Conviver: Ações Antibullying”, que contou com palestra da coordenadora de projetos Regina Marchi. O evento aconteceu na Faculdade de Arquitetura de Taubaté e foi realizado pelas empresas Letras do Vale e Real Educação.

Para o vereador, a mobilização de diversos segmentos da sociedade é essencial para chamar a atenção sobre esta forma de violência física ou psicológica que as crianças sofrem nas escolas. “Porém apenas palestras não resolvem. Temos que desenvolver metas e planejamento para o combate ao bullying a longo prazo”, pondera.

Hélio Ribeiro foi convidado pela organização do evento para apresentar sua Lei de combate ao bulluing para os participantes do projeto “Aprendendo a Conviver: Ações Antibullying”, onde estavam presentes educadores, alunos da UniTau e autoridades municipais. “Temos que lembrar que o bullying não é apenas um problema da área da educação, como também um problema de saúde pública, devido aos transtornos psicológicos e até mesmo físicos que pode gerar. Convém ressaltar que há um artigo no código penal que considera o bullying judicialmente como ofensa consumada, ou seja, o praticante de tal meio de opressão pode também responder judicialmente pelos abusos cometidos”, lembra.

Através da apresentação da Lei, Hélio já conseguiu que outras Câmaras Municipais se interessassem em adotar a medida também em suas cidades, utilizando a Lei indaiatubana como modelo. Assim, cidades da região de Taubaté e também Ilhabela, no litoral de São Paulo, sinalizam positivamente em favor da causa.

Outras ações
O vereador Hélio Ribeiro também busca outras frentes de trabalho para expandir ainda mais ações antibullying em outras cidades. Uma forma aconteceu num encontro do Parlamento Metropolitano da RMC (Região Metropolitana de Campinas), do qual o vereador indaiatubano é Tesoureiro, quando vereadores de outras cidades se prontificaram em apresentar o projeto de Lei.

Outra forma foi através de uma reunião realizada na Diretoria Regional de Ensino, em Capivari, com a supervisora de ensino Cristina Mabelini. Na ocasião foram discutidas ações que o Estado pode desenvolver nas escolas de combate ao bullying, e inserir a Lei municipal no plano pedagógico das escolas. A supervisora se comprometeu em apresentar a Lei na próxima reunião com os diretores das escolas.

Foto: Giuliano Miranda-ACS/CMI
Texto: Heloisa Pinhatelli da Silva-ACS/CMI