Palestra sobre os perigos do Bisfenol-A acontece dia 27 na Câmara

ImagensA Câmara Municipal de Indaiatuba sedia no dia 27 de outubro, quinta-feira, às 19h, uma palestra para esclarecimentos sobre o projeto de Lei nº 116/11, que proíbe a comercialização de mamadeiras, copos com bico e similares para acondicionar bebidas destinadas ao consumo por crianças, que contenham na sua composição o produto químico Bisfenol-A (BPA), no âmbito do município de Indaiatuba. O projeto é de autoria do presidente da Câmara, Dr. Luiz Carlos Chiaparine, e do vereador Luiz Alberto ‘Cebolinha’ Pereira e atualmente está sob análise das Comissões.

O encontro conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia-Regional São Paulo (SBEM-SP) e do site “O Tao do Consumo”. Na ocasião, serão ministradas palestras das profissionais Dra. Elaine Costa, médica, professora e membro do Grupo de Trabalho em Desreguladores Endócrinos (GTDE) da SBEM-SP, e Fabiana Dupont, pesquisadora e uma das criadoras do site “O Tao do Consumo”, que discute a presença de químicos tóxicos em embalagens de alimentos. O Bisfenol-A (BPA) é um composto utilizado na fabricação do policarbonato, um tipo de plástico rígido e transparente. É o monômero mais comum entre os policarbonatos empregados em embalagens de alimentos. O BPA é também um dos componentes da resina epóxi, presente por exemplo no revestimento interno de latas para evitar a ferrugem.

Apesar do plástico ser considerado estável, já se sabe que as ligações químicas entre as moléculas do BPA são instáveis, permitindo que o químico se desprenda do plástico e contamine alimentos ou produtos embalados com policarbonato ou resina epóxi. No caso de aquecimento do plástico, a contaminação por BPA é ainda maior.

O Bisfenol-A está presente em grande parte das mamadeiras de plástico; embalagens plásticas para acondicionar alimentos na geladeira, copos infantis, materiais médicos e dentários; enlatados, como revestimento interno; garrafas reutilizáveis de água (squeeze), garrafões de 5L. Considerado um interferente endócrino, o químico age como alguns dos hormônios presentes no corpo humano e pode comprometer a saúde. Estudos sugerem que a parte mais afetada é o sistema reprodutivo, sendo fetos e bebês os mais vulneráveis à sua exposição. Estudos realizados associaram o Bisfenol-A a uma maior incidência de obesidade, problemas cardíacos, diabetes, câncer na próstata e mama, puberdade precoce e tardia, abortos, anormalidades no fígado em adultos e também problemas cerebrais e no desenvolvimento hormonal em crianças e recém-nascidos. O químico também foi associado a problemas sexuais em homens como a diminuição da qualidade e da quantidade de esperma.

Devido a sua nocividade, o Bisfenol-A já foi proibido na União Européia, no Canadá, na China, na Malásia e na Costa Rica. Onze estados americanos também já vetaram o Bisfenol-A em mamadeiras e copos infantis, pois as crianças são mais sensíveis à exposição do produto químico.

O projeto de Lei nº 116/11 considera que no mercado indaiatubano já existem disponíveis a venda de mamadeiras isentas do Bisfenol-A, bem como mamadeiras que contém em sua composição tal produto, por isso entende oportuno e necessárias a imposição da restrição de produtos que contenham esse produto químico.

Palestrantes:

Dra. Elaine Costa - Professora Livre Docente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Médica Supervisora do Serviço de Endocrinologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Pesquisadora do Laboratório de Hormônios e Genética Molecular/LIM42 do HCFMUSP e Professora Colaboradora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

É membro do Grupo de Trabalho em Desreguladores Endócrinos (GTDE) da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia-Regional São Paulo (SBEM-SP) Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Endocrinologia Clínica, Genética e Biologia Molecular aplicadas a Endocrinologia, atuando como pesquisadora principalmente nos seguintes temas: hipogonadismo, DAEM, distúrbios do crescimento e da puberdade, distúrbios do desenvolvimento sexual (DDS), transexualismo e desreguladores endócrinos.

Fabiana Dupont - Fabiana é pesquisadora, tradutora e uma das criadoras do site o Tao do Consumo, que discute a presença de químicos tóxicos em embalagens de alimentos.

É membro do Grupo de Trabalho em Desreguladores Endócrinos (GTDE) da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia-Regional São Paulo (SBEM-SP).

Palestra "BISFENOL-A Perigo Presente",
Dia 27/10/2.011, às 19 horas