Vereadores fazem indicação para Teste do Olhinho

ImagensFoi apresentada na 33ª Sessão Ordinária, de 16 de novembro, uma indicação que pede ao Executivo Municipal a criação de projeto de Lei que determine a implantação do Teste do Olhinho em todos os recém-nascidos, obrigatório em maternidades públicas e privadas de Indaiatuba.

Elaborada em conjunto entre os vereadores Fábio Marmo Conte e o presidente da Câmara, Luiz Carlos Chiaparine, a indicação serve como um alerta para a importância de realizar este exame, detectar precocemente e prevenir diversas patologias oculares, assim como o agravamento dessas alterações, como uma cegueira irreversível.

“Existem hoje em dia vários tipos de exames que são realizados logo que o bebê nasce, antes mesmo da alta hospitalar. São triagens neonatais que podem prevenir doenças e até mesmo detectar alguma alteração o mais cedo possível para evitar sequelas mais graves. O Teste do Olhinho, como ficou conhecido, é tão importante quanto os demais”, justificam os vereadores.

O Teste do Olhinho, ou teste do reflexo vermelho, é um exame que deve ser realizado rotineiramente em bebês na primeira semana de vida, preferencialmente antes da alta da maternidade. Ao contrário do Teste do Pezinho, que é obrigatório, os testes da Orelhinha e Olhinho não são muito conhecidos.

Para alívio das mamães, o Teste do Olhinho é rápido (de dois a três minutos) indolor e não precisa de colírio. É utilizada uma fonte de luz que sai de um aparelho chamado oftalmoscópio, como se fosse uma pequena lanterna, e assim é observado o reflexo que vem das pupilas. Quando a retina é atingida por essa luz, os olhos saudáveis refletem tons de vermelho, laranja ou amarelo. Já quando há alguma alteração, não é possível observar o reflexo ou a sua qualidade é ruim, esbranquiçada. A comparação dos reflexos dos dois olhos também fornece informações importantes, como diferenças de grau entre os olhos ou o estrabismo. O Teste do Olhinho previne e diagnostica doenças como a retinopatia da prematuridade (principal causa de cegueira infantil na América Latina), catarata congênita, glaucoma, retinoblastoma, infecções, traumas de parto e a cegueira. Segundo dados estatísticos, essas alterações atingem cerca de 3% dos bebês em todo o mundo. O Teste do Olhinho pode ser realizado por um pediatra, mas se alguma alteração é identifica, o bebê deve ser encaminhado para o oftalmologista para a realização de exames mais específicos.

Foto: Giuliano Miranda/ACS-CMI
Texto: Heloisa Pinhatelli da Silva