Hélio Ribeiro divulga Programa de Saúde do Homem

ImagensO vereador Hélio Alves Ribeiro realizou no último sábado, dia 16, uma ação para divulgar o Programa Municipal de Saúde do Homem, Lei criada pelo vereador para conscientizar a população sobre riscos, cuidados e medidas de prevenção às doenças do sistema urinário e reprodutor.

A ação foi realizada na praça Prudente de Moraes, ocasião em que foram distribuídos 1.500 panfletos que trata sobre o tema, assim como foram esclarecidas dúvidas sobre os problemas mais comuns que atingem a população masculina, já que aproximadamente 75% das enfermidades a agravos está concentrada em cinco grandes áreas: cardiologia, urologia, saúde mental, gastroenterologia e pneumologia.

A Lei nº 5.707, de 15 de março de 2010, de autoria de Hélio Ribeiro, especifica que o Dia Municipal da Saúde do Homem deve ser comemorado anualmente no dia 15 de julho. Ainda segundo a Lei, o Programa Municipal de Saúde do Homem é de atendimento multidisciplinar, pertinente ao amplo espectro de doenças da população masculina e dará ênfase às campanhas educativas, como esta realizada pelo vereador na manhã de sábado.

Outro objetivo da Lei é ampliar a consciência do homem quanto a fatores peculiares à saúde da condição masculina, assim como desenvolver no homem com idade superior a 40 anos o hábito de, periodicamente, passar por consulta com urologista para prevenção do câncer de próstata.

A Lei também prevê a difusão de informações, de forma clara e simplificada, sobre as doenças que acometem a condição masculina, os sintomas dessas moléstias, formas de prevenção de doenças, terapias existentes e orientação quanto aos exames necessários, suas periodicidades, e tudo que seja útil para esclarecer, elucidar e debelar a ignorância e o preconceito sobre as doenças.

Outra prática da Lei criada pelo vereador Hélio é difundir informações sobre as conseqüências decorrentes do uso de bebidas alcoólicas, anabolizantes, tabagismo, bem como por uso de quaisquer outros tipos de drogas, para a saúde corporal, mental e para as relações familiares, sociais e do trabalho.

Foto: Da assessoria do vereador
Texto: Da assessoria do vereador