Dia da Consciência Negra é lembrado em Sessão

ImagensNa 33ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Indaiatuba, foi apresentada uma indicação elaborada pelo vereador Túlio Tomass do Couto que sugere ao Executivo Municipal, incluir como feriado municipal o Dia da Consciência Negra, que é celebrado em 20 de novembro.

Segundo a justificativa do vereador, o Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral. “Então, comemorar o Dia da Consciência Negra é uma forma de homenagear e manter viva em nossa memória essa figura histórica”, alega.

Segundo informações da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), do Governo Federal, atualmente 757 municípios já se sensibilizaram com a luta pela inclusão racial, comemorando a data com feriado ou ponto facultativo em homenagem a Zumbi dos Palmares, morto em 1695. Outros têm projeto de lei em andamento ou aguardam decisão judicial. A adesão ao feriado ou instituição de ponto facultativo no Dia da Consciência Negra é decisão legal de cada município e deve ser verificada junto às instituições locais. 90 municípios do Estado de São Paulo já adotam o feriado de 20 de novembro.

Outras indicações

Túlio também apresentou na 33ª Sessão a indicação nº 0815/2009 que pede a concessão, por tempo determinado, de uma área de terras para o Conselho de Pastores de Indaiatuba.

O vereador também sugere que seja reforçada a segurança no bairro Jardim Adriana, nas imediações do ‘Barco’, localizado no trecho da Raia de Remo, no Parque Ecológico, por uso abusivo de som de carros e possível consumo e tráfico de drogas.

Foto: Heloisa Pinhatelli da Silva
Texto: Da assessoria do vereador