Representante de Indaiatuba participa de Conferência Estadual de Segurança

ImagensApós um intenso processo de mobilização e articulação deflagrado em todo o Estado de São Paulo desde o começo do ano, por meio de conferências livres, etapas municipais e regionais, foi realizada na capital paulista, de 17 a 19 de julho, a Conferência Estadual de Segurança Pública. O advogado e assessor jurídico da Câmara Municipal de Indaiatuba, Willian Santos, esteve no evento representando o poder público local, a fim incluir a cidade nas discussões de políticas voltadas para a área de segurança.

Ele informa que, na ocasião, trabalhadores da área de segurança pública, sociedade civil e poder público discutiram democraticamente princípios e diretrizes para uma nova política de segurança pública. “Este é um processo inovador no país e é muito interessante que Indaiatuba tenha feito parte dele, tanto por meio da nossa conferência livre, realizada aqui em junho, quanto pela participação em outras etapas do Conseg (Conferência Nacional de Segurança Pública)”, diz.

O secretário da Segurança Pública do Estado de São Paulo, Antonio Ferreira Pinto, destacou a pluralidade de opiniões no evento, promovendo novas idéias na área de segurança. "O debate amplo e aberto, com todos os setores da sociedade, não apenas permite que novas estratégias sejam construídas, mas também promove uma idéia que precisa ser valorizada, a de que a segurança pública é dever e obrigação de todos, e não somente dos órgãos policiais que lidam com a violência", disse.

Também presente ao evento, o ministro da Justiça, Tarso Genro, destacou a iniciativa de reestruturação do paradigma da segurança pública: "Há um absoluto entrosamento das autoridades da cidade e do estado de São Paulo com o governo federal nesse projeto de mudança do paradigma da segurança pública em nosso país”, comentou o ministro.

Durante a etapa estadual, foram eleitos 83 representantes para a etapa nacional, que vai ocorrer em Brasília, de 27 a 30 de agosto. Ao todo, somados os eleitos nas etapas anteriores, o Estado de São Paulo vai enviar 166 representantes para Brasília. Aproximadamente 1.000 pessoas participaram da etapa estadual, sendo 767 representantes escolhidos nas prévias regionais, e mais 34 representantes de instituições que têm direito a voto.

Fonte: www.conseg.org.br

Texto: Rachel Severo Alves Neuberger