Vereador pede vagas de táxis no Município para mulheres

13116.jpgNa última Sessão de Câmara, ocorrida dia 19, o vereador Gervásio Aparecido da Silva (PP) solicitou ao Executivo, em uma de suas indicações, que fosse viabilizada porcentagem de vagas de taxis no município para mulheres. “Ter parente no ramo ajuda na hora de entrar na profissão de taxista, já que o alvará de estacionamento pode ser doado ou herdado e não vendido”, conta Gervásio.

Gervásio justifica que o objetivo da indicação é intermediar o pedido de várias profissionais taxistas. “Todos sabemos da importância e o espaço que as mulheres vem conquistando no mercado de trabalho, pensando nisso a presente indicação visa abrir uma grande oportunidade para elas”, diz o vereador.

“Imagine um trabalho que exige uma dedicação de quase 24h, sem direito a férias, fundo de garantia ou aposentadoria. Com essa emenda, muitos casais poderão dividir o turno; cada uma terá oito horas de trabalho e com isso, a renda familiar terá um aumento; e em contra partida ambos terão o período de descanso”, exemplifica Gervásio.

Para Gervásio, outro dado importante na regularização da Leis dos Taxistas é que haja uma fiscalização. “São profissionais cuja mão de obra é explorada, às vezes, por mais de uma pessoa”, relata.

As mulheres são minoria entre os taxistas de Indaiatuba, mas a entrada delas nesse mercado cresceu 162% nos últimos cinco anos em São Paulo, segundo dados do Departamento de Transportes Públicos de São Paulo (DTP).

Com a indicação, Gervásio espera poder facilitar a vida das mulheres, inclusive transformando em um negócio de família. “Muitas mulheres entram na profissão por influência do marido ou do pai motorista”, finaliza o vereador.

Foto: Rose Parra/ACS-CMI
Texto: Simone Santos - ACS/CMI