Projeto “Esqueça um livro na Câmara” está de volta

Pegue ou deixe um livro nas dependências da Casa; não é preciso cadastro, nem qualquer tipo de identificação
16002.jpg

Incentivar a leitura e a cultura da troca são os objetivos do projeto “Esqueça um livro na Câmara”, lançado dia 18 de outubro de 2014 – Dia do Livro -- e que está de volta nas dependências do Legislativo.

“A leitura é um hábito, que precisa ser estimulado. No entanto, sabemos que livros são caros e, juntamente com as bibliotecas e sebos, pretendemos dar uma ‘mãozinha’ para estimular jovens, crianças e adultos a ler”, afirma o presidente da Câmara e idealizador do projeto, o vereador Luiz Alberto “Cebolinha” Pereira.

Nessa edição do projeto, os livros foram parar no hall de entrada da Câmara, dispostos numa mesa, com os mais variados títulos. “Todos os livros foram doados pelos frequentadores da Câmara, trazidos por pessoas que querem passar adiante o hábito da leitura e nesse sentido, estimulamos um outro dom: o de compartilhar”, lembra Cebolinha.

Para participar não há segredo: basta visitar a Câmara, deixar ou levar um ou mais livros e pronto! Há autores famosos, como Machado de Assis e Graciliano Ramos; entre outros autores nacionais e estrangeiros. Há também livros escritos por autores indaiatubanos, livros infantis --especialmente dedicados às crianças em férias --, enciclopédias, livros didáticos e até obras em inglês.

Se for doar, entenda a regra: todos os títulos são benvindos, menos aqueles que violam a Lei dos Direitos Autorais, como cópias caseiras (xerox) de livros de qualquer autor.

No mais, não há regras: você pode doar ou pegar um livro sem precisar fazer nada. “Não é preciso se identificar, não existe cadastramento, não precisa devolver... Temos um único pedido: após ler, passe o livro adiante e dê sequência ao que iniciamos aqui”.

A Câmara está situada à Rua Humaita, 1167, Centro. A mesa ficará disposta na entrada do Paço Municipal de segunda à sexta, das 9h às 16h30 e qualquer pessoa pode participar do projeto.

Nos dias de chuva a ideia é colocar a mesa no estacionamento interno da Câmara, ao lado do Plenário José Soliani, o Plenarinho. “Que venham os leitores”, afirma Cebolinha.

Foto: Rose Parra - ACS/CMI
Texto: Simone Santos - ACS/CMI