Alexandre Peres faz indicação pedindo reajuste da Cesta básica

16034.jpg

Na primeira sessão ordinária da Câmara Municipal de Indaiatuba, ocorrida segunda-feira (20), uma das indicações apresentadas pelo vereador Alexandre Peres (SD) foi referente ao reajuste do valor do Vale-Cesta aos servidores públicos municipais, autárquicos e fundacionais, para R$ 348,35 (trezentos e quarenta e oito reais e trinta e cinco centavos). O benefício é dado, atualmente, para os funcionários que ganham até R$ 2319,89.

A indicação foi feita pelo vereador Alexandre Peres que executou, junto com seu gabinete, uma pesquisa robusta tanto para chegar no valor indicado, como para estudar a viabilidade econômica desse valor.

Sobre o valor indicado, trata-se da menor média de todas as cidades pesquisadas no ano de 2016, Natal, no Rio Grande do Norte. Segundo pesquisa do DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), o valor médio para se adquirir uma cesta básica para um trabalhador no ano passado foi exatamente o indicado pelo vereador Alexandre. “O valor que indiquei não veio do “nada”, ele é uma referência, e ainda por cima é uma referência mínima, o que demonstra o quanto o Vale-Cesta está defasado.”

Sobre a viabilidade do pagamento desse reajuste, o vereador defende que basta apenas vontade política. “Eu não faria uma indicação sem estudo de viabilidade, ainda mais em uma época onde as notícias que vemos insistem em uma queda de arrecadação”, justifica Alexandre Peres.

Cidades com arrecadação per capita inferior a de Indaiatuba, cuja arrecadação per capita é de R$ 3.929,32 , aplicam valores muito maiores dos que são aplicados em Indaiatuba. Americana, por exemplo, que tem a cesta de maior valor na região, de R$ 550,00, possui uma arrecadação per capita de R$ 2.500,29; ou seja: uma arrecadação aproximadamente 36% menor do que a nossa, com uma cesta com quase o triplo do valor.

“Após comprovar que muitas cidades da RMC e da região aplicam valores maiores do que a nossa cidade, tive a certeza absoluta que basta apenas o prefeito Nilson Gaspar aprovar minha indicação, demonstrando assim que é comprometido com a qualidade de vida dos funcionários públicos, pois viabilidade, tem; basta querer”, completa Alexandre.

Com informações: Assessoria do vereador Eng. Alexandre Peres

Foto: Rose Parra/ACS-CMI