Vereador Hélio Ribeiro é eleito tesoureiro do Parlamento Metropolitano

ImagensRepresentantes do Parlamento da Região Metropolitana de Campinas (RMC) se reuniram na última sexta-feira, dia 18 de junho, em Sumaré, para realizar a eleição da nova diretoria para o biênio 2010-2011. O presidente da Câmara de Monte Mor, Rogério Maluf, assume a presidência do Parlamento no lugar de George Julien Burlandy, de Hortolândia, que por dois mandatos ocupou o cargo. O presidente da Câmara de Vinhedo, Geraldo Rodrigues Fróis, o ‘Cidinho’, é o 1º Vice-Presidente; Aristides Lange Filho, presidente da Câmara de Cosmópolis, foi escolhido para o cargo de 2º Vice-Presidente; Astério Pinto Filho, presidente da Câmara de Holambra, é o 3º Vice-Presidente. Já para a função de 1º Secretário foi o escolhido o vice-presidente da Câmara de Americana, Marco Antonio Alves Jorge, o ‘Kim’. O presidente da Câmara de Santo Antonio de Posse, José Ricardo Cortez, passa a ocupar o cargo de 2º Secretário. O vice-presidente da Câmara de Indaiatuba, Hélio Ribeiro, foi convidado a exercer a função de Tesoureiro do Parlamento Metropolitano.

Nesta última reunião, ainda presidida por Burlandy, foi aprovado o novo estatuto, que busca a institucionalização do Parlamento Metropolitano, não mais como órgão de Presidentes de Câmaras Municipais, mas como representação legítima das Câmaras Municipais, com a participação dos presidentes e de 1/5 da representação de vereadores das Câmaras, o que totalizará um Parlamento com 63 membros efetivos, sendo 19 presidentes e 44 vereadores, que serão indicados por cada Câmara integrante do Parlamento.

O Parlamento Metropolitano foi instituído em Indaiatuba no dia 6 de abril de 2005, e criado, inicialmente, como uma associação que envolve os presidentes das 19 Câmaras Municipais da RMC, com o objetivo de promover a integração administrativa, econômica e social dos municípios. Tem a finalidade de gerar a cooperação intermunicipal e intergovernamental, visando à integração de planejamento em níveis municipal, micro-regional e regional, como processo contínuo e permanente para promover o desenvolvimento da região.

As cidades que compõem a Região Metropolitana de Campinas são: Americana, Artur Nogueira, Campinas, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Monte Mor, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, santa Bárbara D’Oeste, Santo Antonio de Posse, Sumaré, Valinhos e Vinhedo.

Foto: Giuliano Miranda-ACS/CMI
Texto: Heloisa Pinhatelli da Silva-ACS/CMI