Linho acompanha alunos durante visita à usina de Biodiesel do SAAE

13117.jpgO vereador Carlos Alberto Rezende Lopes, o Linho (PT), acompanhou alguns alunos em visita a Usina de Biodiesel da Prefeitura Municipal de Indaiatuba.

A visita foi acompanhada por Lutero Lima Jr., servidor do SAAE, que mostrou as instalações e explicou não só como o Biodiesel é produzido, mas a importância para o meio ambiente dessa iniciativa e a destinação correta de outros derivados do processo.

Segundo Lutero, o óleo de fritura recolhido nos Ecopontos espalhados pelo Município e recolhidos pela indústria e comércio locais são transformados em biodiesel: combustível que tem origem renovável ao invés da fóssil, e cuja utilização não contribuem para o aumento das emissões de CO2 na atmosfera. Para se ter uma ideia, um litro de óleo de fritura usado, descartado indevidamente na pia da cozinha, vaso sanitário ou boca de lobo, contamina cerca de 1 milhão de litros d’água.

Mas não é somente o meio ambiente que ganha com esse tipo de política pública. Todo o Biodiesel produzido é utilizados no abastecimento da frota da Prefeitura e do SAAE, e representa 10% do consumo mensal, possibilitando além do ganho ambiental, economia aos cofres públicos.

Para aumentar a produção a população precisa se conscientizar e dar destinação adequada ao óleo de cozinha usado. Portanto, não descarte o óleo de cozinha no ralo da pia, coloque-o em garrafas pet (nunca use vidros, pois eles quebram facilmente e ainda podem causar acidentes e cortes) e deposite em algum dos Ecopontos da cidade. A Prefeitura, por sua vez, deve investir cada vez mais nessa iniciativa.

Foto: Daniel Fattini
Texto: Daniel Fattini